Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

domingo, 6 de novembro de 2011

E VOCÊ, JÁ SE ADAPTOU À VIDA DE CASADO?


Gênesis 2:21-24

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

A adaptação à vida de casado é uma fase que todos temos de passar. Quando um casal contrai as núpcias, eles experimentam coisas que até então não esperavam; parece que tudo aquilo que sonhavam vira-se em pesadelo; porque, de um dia para o outro, os comportamentos começam a mudar; as respostas em relação aos sentimentos parecem não condizer com aquilo que era no período de namoro e noivado.
As pesquisas nos mostram um número assustador de divórcio em casais com apenas dois ou três anos de casados. Porque isto acontece? Em alguns por falta de orientação; em outros por falta de maturidade; Principalmente no meio cristão onde as igrejas não investem nesta preparação, onde pais conseguem de uma maneira precipitada, lançar seus filhos a uma relação incerta.
 As mudanças na vida dos dois começam aparecer logo nos primeiros dias; coisas que passavam por cima começam a florar nos sentimentos; principalmente os defeitos que já eram conhecidos, porém nunca ressaltados; agora é o principal vilão que começa a trazer discórdias, por que depois do casamento as pessoas sem que se perceba, tornam-se mais intolerantes e mais exigentes. E o estilo de vida: o comportamento, as manias, os gostos...; parece que queremos mudar quase tudo um no outro; é aí que entra o desrespeito, o querer obrigar o outro a ser como somos e moldá-lo como se fossemos os seus senhores e não o seu cônjuge.
            A verdade é que o relacionamento tem de se ajustar; e a parte mais difícil deste ajuste é aceitar o outro como ele(a) é. A aceitação envolve: considerar o cônjuge como uma pessoa de valor; amá-lo como ele é; respeitar o seu direito de ser diferente de você e permitir que possua seus próprios sentimentos. Deve-se evitar: críticas, observações negativas e indiretas; o casal deve se conscientizar de que censuras matam o amor, aumentam os problemas e incitam uma atitude defensiva e não surtem nenhum efeito desejado. E mais; é preciso aprender a compartilhar, entender, aceitar, mudar certas coisas para que se possa viver a dois de maneira agradável; se adaptar aos ritmos, costumes e preferências do outro. E isto, de primeira mão, honestamente dizendo, não é fácil, requer esforço, tempo e disposição.  

“O CASAMENTO PODE SER MUITO FELIZ SE HOUVER COMPREENÇÃO, RESPEITO E AMOR.”

Presbítero Willian Senhorinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário