Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BUSCANDO A DIREÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DE DEUS


JUÍZES 6:34-40; 7:9-14
INTRODUÇÃO:
Depois da morte de José o povo passou por mais de três séculos nos quais “não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto”(Jz 17:6; 21:25). Durante este período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: 1- O povo obedecia a Deus por algum tempo e; 2- depois, afastava-se Dele. 3- Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um povo inimigo o oprimisse. 4- Quando o povo se arrependia e pedia libertação; 5- Deus levantava juízes para livrá-los das mãos dos inimigos. 6- O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando de novo o ciclo.
Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele podemos aproveitar algumas lições valiosas.

GIDEÃO TINHA ALGUMAS COISAS QUE MARCAVAM SUA VIDA:
a.       A favorável Presença de Deus;
b.       A chamada de Deus para realizar sua obra;
c.       Disposição para obedecer a Vontade de Deus, começando por sua casa...
OBS: no entanto, busca confirmações de Deus para realizar tal feito (obra); e Deus que é misericordioso e tinha propósitos, confirma sua missão o encorajando e surpreendendo cada vez mais com resultados miraculosos.


HÁ UMA GRANDE NECESSIDADE DE ESTARMOS NA DIREÇÃO DE DEUS, pois quando estamos fora da direção criamos problemas para nós, para nossa família, para nossa igreja e etc. Problemas estes que costumam ser irreparáveis. Como encontramos o ocorrido em Josué capítulo 9 e 2Samuel 21); outros exemplos ocorridos: na vida de Jonas(Jn 1),  de Abraão em sua chamada quando leva seu sobrinho Ló (Gn 12).

ALGUNS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS: Ef 5:17
1-       NEM TODAS AS OPORTUNIDADES QUE SURGEM, É A VONTADE DE DEUS PARA NÓS (1Sam 24:1-5)
Razões pela qual Davi foi enganado:
a-      Cassado impiedosamente por um rei enfurecido, ele começou a agir pela emoção do momento;
b-      Foi influenciado por pessoas de perto dele. Estes homens haviam lutado contra ele, certamente queriam o seu melhor;
c-      Ele julgou pela lógica. Parecia que Saul havia caído numa armadilha que só podia ser preparada por Deus;
d-      Seria muito cômodo para Davi seguir este concelho. Ele se livraria logo de seu pior inimigo.
    
2-      BOAS INTENÇÕES FORA DA VONTADE DE DEUS PODEM NOS TRAZER PROBLEMAS (1Crôn 13:1-14)
a-      Davi chamou primeiro as pessoas importantes de Israel. 13:1
b-      Davi queria saber a opinião da congregação. (se bem vos parece, e depois se isso vem do senhor... (13:2,3). Ele colocou a opinião do povo acima da opinião do Senhor.
c-      Davi se agradou da opinião do povo (13:4). Quando o povo deu seu apoio ele não quis mais saber se isso viria do Senhor.
OBS: DUAS DECISÕES ERRADAS:
a-      Puseram a Arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abnadabe;  Uzá e Aiô guiavam o carro. (1Crôn 13:7)
b-      Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão na Arca para segurá-la, porque os bois tropeçaram... (1crôn 13:9)
Concluímos que Davi estava mais preocupado com aprovação dos homens do que com a Vontade de Deus. (nossas decisões precisam estar dentro da vontade Dele!)
Entendemos também que: O QUE PARECE CERTO NEM SEMPRE O É. Onde estava o conhecimento de Davi? Onde estavam os sacerdotes e os levitas para acordarem Davi?

3-     NEM TODAS AS PALAVRAS DAQUELES QUE SE DIZEM PROFETAS SÃO DE DEUS!
Analise a passagem de 2Sam7, quando Natã diz para Davi: vai e faze tudo o que estás no teu coração, porque o Senhor é contigo!
Este homem que era um profeta de Deus, que em outra vez foi usado para repreender Davi, nesta passagem equivocou-se em dizer algo que Deus não o mandou dizer.
Precisamos tomar muito cuidado com estes “profetas” que acabam direcionando pessoas a fazerem e tomarem decisões que Deus não mandou. Não quero dizer que temos que ser incrédulos quanto às profecias, mas temos que ter cautela. Digo isto porque vejo pessoas correndo atrás de revelações, profecias, visões; como aqueles que não saem de casa sem consultarem seus horóscopos.

CONCLUSÃO:
A-     PRECISAMOS APRENDER TER O HÁBITO DE CONSULTAR A DEUS EM ORAÇÃO DIARIAMENTE. 1Crôn 14:14- e tornou Davi a consultar ao Senhor... (cada dia Deus dava uma direção em suas batalhas)

B-     SE NECESSÁRIO FOR, PEÇA CONFIRMAÇÃO A DEUS.
Juízes 6:36-40- Gideão pede confirmação à Deus
Juízes 7:9-14- o sonho do pão de cevada (uma das confirmações de Deus)

C-     QUANDO ESTAMOS NA DIREÇÃO DE DEUS:
a-      Seremos surpreendidos com o milagre (mesmo que pareça difícil) 300 para 135.000= 450 para cada soldado;
b-      Veremos a mão de Deus a nosso favor (a espada de um tornou-se contra o outro);
c-      Veremos o cumprimento da promessa (a confirmação pelos resultados);
d-      Veremos o sucesso pessoal e de nossos companheiros (filhos, esposa(o), igrejas, trabalho e etc.)

Que Deus vos abençoe grandemente através desta postagem.
Presbítero Willian Senhorinho.  


3 comentários:

  1. Estou precisando de uma direção de Deus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora da resposta. Mas, permaneça em oração sempre que precisar de uma resposta de Deus no tocante a qualquer situação. Bastante paciência, e também sintonia com Ele, para que percebas quando respondido.

      Excluir