Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

sábado, 23 de junho de 2012

O DESAFIO DE MUDAR


Ninguém se casa para viver mal. A verdade é que todos nós ao planejar o casamento temos muitas expectativas quanto à vida de casados: planejamos, sonhamos e nos lançamos neste projeto. Porém nem tudo, às vezes, acontece como sonhávamos; tipo aquela viagem no qual surgem imprevistos; mesmo sendo programada e tomando-se todo cuidado. A surpresa já começa nos primeiros dias. Pois pensávamos conhecer um ao outro o suficiente e achávamos estar preparados para conviver com nossas diferenças; só que a coisa não é tão simples assim. Em muitos de nós, as coisas mudam da noite para o dia, passamos a ser mais exigentes e menos tolerantes. Por isso, que o príncipe encantado que elas pensavam ter, tornam-se em sapos; e as princesas tornam-se em bruxas...
Ao ler o livro “Como mudar aquilo que mais irrita no casamento” de Gary Chapmam, o escritor relata que depois de 30 anos aconselhando casais, ele chegou a uma conclusão indubitável: todas as pessoas casadas gostariam de ver mudanças no cônjuge. O marido sonha acordado com uma esposa que fez as mudanças por ele desejadas e delicia-se com o produto de sua imaginação. A esposa, por sua vez, sonha com um marido que tome a iniciativa de colocar o lixo para fora.  No outro extremo, encontramos maridos e esposas que não se acanham em exigir mudanças escolhendo quase sempre os momentos errados de raiva para expressar seu desejo. A linguagem ríspida e o comportamento agressivo revelam quanto gostariam que seu cônjuge fosse diferente. Entre os extremos do silêncio e o das exigências grosseiras, milhares de casais vivem com expectativas malogradas.
Quando falamos em mudança sempre fica uma incógnita: será que é possível mudar? Será que um relacionamento que vem se arrastando há anos entre brigas, discursões, incompreensões, competições, agressões, etc... ; ou até mesmo os relacionamentos que não são tão problemáticos assim, mas que por pequenas coisinhas do cotidiano vão acontecendo fatos que vão deteriorando o relacionamento. Acredito que sim! Se estivermos baseados em três atitudes: se orarmos, se crermos e tomarmos a iniciativa de mudança.
Por isso que destaco a atitude de mudar ser um desafio. Porque não basta apenas querer. Precisamos colocar este desejo em prática em nossa vida; assim veremos o quanto nossos sonhos em relação á vida de casado podem ser concretizados. O grande problema, é que na maioria das vezes, queremos ver a mudança em nosso cônjuge, e nunca olhamos para nós e perguntamos: no que preciso eu mudar para melhorar meu relacionamento? E na realidade não deve começar por aí. O caminho para mudança deve começar por nós. Nesta postagem aproveito para repassar um princípio que tenho aprendido: SE EU MUDAR, A MINHA FAMÍLIA VAI MELHORAR. Esta afirmação tem se tornado um slogan em minhas ministrações; sempre faço questão de destacar quando ministro aos casais e as famílias. Pois acredito que o caminho começa por aí. Se aplicarmos este princípio em nossa vida conjugal, começaremos a ver os resultados de uma maneira natural.
Um dia ouvi uma ilustração que dizia: uma mulher queria divorciar-se do marido, pois dizia que seu marido era muito ruim, ignorante, insensível, desatento e etc...; e procurou um conselheiro para saber como ela poderia se divorciar; mas não de uma maneira comum; ela queria fazer isto de uma forma que o machucasse bastante, pois segundo ela, viveu muitos anos de desgosto com aquele homem. E o conselheiro lhe orientou: se você quer machucar este homem de verdade; antes de pedir o divórcio você deve fazer algumas coisas que vou te orientar: trate-o da melhor forma possível durante trinta dias; comida quentinha, roupa lavada e passada, agrada-o o máximo possível, converse com ele, atenda todas as suas necessidades, inclusive as sexuais; e quando chegar ao fim dos trintas dias, e ele achar que as coisas estão bem, dê um susto nele pedindo-o o divórcio, assim você irá machucá-lo bastante. E ela foi para casa e fez tudo conforme foi orientada. Quando findaram os trinta dias ela retornou ao conselheiro e ele a perguntou: e aí, pediu o divórcio? Ela mais que depressa disse: de jeito nenhum! Vim aqui para lhe dizer que meu esposo é o melhor homem que pode existir! É benção de Deus na minha vida e quero viver toda minha vida ao lado dele!
Acredito que você deva ter entendido esta ilustração. O problema daquele casamento era a esposa; mas quando ela mudou suas atitudes em relação ao esposo; tudo mudou!
Experimente fazer isto também em sua vida, e verás as coisas mudarem de forma natural; pois “se você mudar, a sua família vai melhorar!”
Deus te abençoe!
Presbítero Willian Senhorinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário