Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ACEITANDO AS DIFERENÇAS


 “Antes, sede uns para com outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Ef 4:32)

Eu e meus irmãos tivemos de enfrentar e tentar superar as desilusões e a decepção que o divórcio de meus pais nos causou. Durante muito tempo, analisei a vida que os dois levavam e conclui que um dos fatores que precipitaram a separação foi a falta de aceitação de um para com o outro.
Lembro-me que, desde quando era pequeno, minha mãe ficava muito irritada pela maneira barulhenta de como meu pai bebia café. Ela era uma mulher refinada, de educação superior à dele e, portanto, achava esse tipo de comportamento inconcebível. Meu pai era um homem rude e simples, nascido e criado no campo, que cursou somente até a oitava série. Minha mãe nunca conseguiu aceitar ou entender seu modo de ser e tentou modificá-lo durante todo tempo em que estiveram casados. Não deu certo!
Para um casal manter seu casamento, é absolutamente essencial que ambos entendam a necessidade de haver aceitação mútua. Por mais afinidades que um casal tenha entre si, não é possível negar a realidade de que algum fator, por menor que seja, causará algum tipo de irritação, divergência, contrariedade.
Um casal poderia viver com mais tranquilidade e harmonia se entendessem que um não poderá agradar ao outro sempre, em tudo. Deus fez cada pessoa diferente da outra. Então as diferenças individuais precisam ser respeitadas. Jamais um cônjuge poderá corresponder completamente às expectativas e necessidades do outro ou agradá-lo totalmente.
Para que ambos se entendam, é preciso haver aceitação. Aceitação mútua é um requisito prioritário e indispensável no casamento. Somente assim um conseguirá agradar ao outro, e, certamente, ser amável e agradável com o cônjuge causará enorme satisfação.
Quando um dos cônjuges se esforça para alegrar e  satisfazer o outro, apesar das diferenças de personalidade, hábitos e ideias, o amor entre ambos cresce e se torna mais real.

Jaime
Obs: Esta postagem foi extraída da Bíblia da Família (Sociedade Bíblica do Brasil).
         Estudos de Jaime e Judith Kemp; (página 1058).


Nenhum comentário:

Postar um comentário