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quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O DESAFIO DE ENSINAR AOS FILHOS - parte 2

O DESAFIO DO ENSINO CRIATIVO

Qual pai e mãe não foram levados ao desespero diante da aparente infindável corrente de perguntas o que e por que feita pela criança cheia de curiosidade? As crianças são naturalmente curiosas. O ponto triste é que alguns pais mataram esse espírito inquiridor dando respostas como “agora não” e “porque é assim”.

CONSCIENTIZE: como pais, devemos aceitar a realidade de que o ato de ensinar nossos filhos consumirá uma porção de nossa vida. Numa situação ideal, esse ensinamento se dará em um ritmo constante e diário.

Uma das grandes barreiras do mundo contemporâneo ao ensino feito pelos pais é a limitação do tempo. A maioria das mães trabalha fora de casa, os deslocamentos são demorados e a família enfrenta uma miríade de outras pressões de tempo. Toda essa pressão dificulta o ensino criativo.

DEVEMOS OPTAR POR CRIAR MOMENTOS EM QUE POSSAMOS ENSINAR NOSSOS FILHOS.
Em nossa sociedade temos apenas dezoito anos para levar os filhos da total dependência à independência relativa; dezoito anos para instilar neles as habilidades de aprendizagem que, cremos, lhes serão úteis ao longo de toda vida, para compartilhar nosso conhecimento e valores de tal maneira que possam genuinamente avaliar e escolher seus próprios interesses e valores.

QUANDO ENCONTRAR TEMPO, NO FLUIR NORMAL DA VIDA, PARA PROVER ENSINO CRIATIVO?
É difícil encontrar uma metodologia melhor do que o antigo modelo hebraico que instruía os pais a ensinar os filhos enquanto estivessem sentados em casa, seguindo pela estrada, quando se deitassem e quando levantassem pela manhã. Em outras palavras, o ensino criativo não está limitado a um “período de ensino” durante o dia; faz parte de tudo na vida. DEVE SER FEITO A QUALQUER MOMENTO EM QUE ESTIVERMOS ACORDADOS E JUNTOS.

FICA A PERGUNTA: seria possível a nós, em nossa cultura contemporânea, ensinar nossos filhos enquanto estivéssemos sentados em casa, seguindo pelo caminho, à noite, antes de dormir, e pela manhã?
R: Descobrimos que esses quatro paradigmas de ensino se encaixam muito bem no mundo moderno, embora exijam esforço constante.


QUANDO SE LEVANTAR. Embora seja um momento um tanto difícil, o instante do café da manhã, pode ser um um período onde a família já pela manhã, pode experimentar algo que servirá como lembrete durante todo o dia. E, mesmo que todo o conteúdo fosse esquecido, a ideia de “família unida” será suficiente para fazer que esse momento de ensino valha a pena. É importante entender que, esse momento não precisa ser extenso, pode ser breve; a leitura pode ser uma passagem bíblica pequena, as crianças podem permitir-se fazer perguntas, e depois fazer uma oração.

SENTADO EM CASA. Por acaso a família moderna fica “sentada em casa”? Sim, nós nos sentamos e assistimos à televisão ou olhamos para a tela do computados, mas raramente pai e filhos se sentam juntos com o propósito de ensinar e aprender. Nós nos sentamos, mas não conversamos. Não que a televisão e computador não sejam veículos de instrução. Eles instruem, e frequentemente o fazem de maneira criativa, mas, a não ser que o conteúdo seja cuidadosamente selecionado, podem não fornecer a instrução que os pais considerem sábia. A menos que sejam usadas pelos pais como um meio criativo de instrução, essas ferramentas modernas podem se tornar inimigas, em vez de amigas do ensino.
ANDANDO PELO CAMINHO. Quando Moisés sugeriu esse paradigma para os pais hebreus de sua época, a principal forma de deslocamento de sua época era a caminhada. A humanidade sempre esteve “em trânsito”. A única mudança foi a maneira de se deslocar. A família se move dentro do automóvel, de casa para escola, para igreja, para o shopping center ou para o jogo de futebol. Esses momentos são excelentes para o diálogo entre pais e filhos. Não se trata de instrução formal, mas é uma instrução poderosa. É nesses trajetos que os filhos costumam fazer perguntas sobre problemas que estão enfrentando.
Às vezes, pedem informações, mas é comum fazerem as perguntas do tipo “por quê”?. Isso dá aos pais uma excelente oportunidade para discutir seus valores coma criança.

QUANDO SE DEITAR.  Em todas as culturas, homens, mulheres e crianças dormem. Em muitas civilizações, o período em que antecede o sono é visto como um momento excelente para a instrução promovida pelos pais.
- Pelo fato de querer postergar a hora de ir para cama, as crianças normalmente estão ansiosas por alguma forma de instrução. Músicas, orações e histórias fornecem avenidas de instrução para o período que antecede a hora de dormir.

ENTENDA. “Sempre que pais e filhos estiverem juntos, é um bom momento para instrução”.

ENCORAJAMENTO CRIATIVO
A segunda parte do ensino criativo é o encorajamento criativo. A palavra encorajar significa “inspirar coragem”. Coragem é aquele estado mental que dá à criança a habilidade de explorar possibilidades, de correr risco, de realizar aquilo que os outros podem considerar impossível. A maneira de os pais ensinarem os filhos tem muito que ver com o fato de a criança ser encorajada ou não. EM FAMÍLIAS SAUDÁVEIS, OS PAIS FALAM AOS FILHOS MUITAS PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO.

OBS: Nós, pais, não devemos esperar a criança alcançar a perfeição para dizer palavras de encorajamento. Algumas receiam que, se encorajarem a criança por aquilo que consideram um trabalho mediano ela nunca ultrapassará o nível da mediocridade. Na verdade, o que acontece é o oposto. Se você deixar de encorajar os esforços imperfeitos da criança, ela nunca chegará a plenitude de seu potencial.

“DEVEMOS APRENDER A DIZER PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO ÀS CRIANÇAS POR SEUS ESFORÇOS, NÃO PELOS RESULTADOS”.

Fazemos isso de maneira bastante natural quando as crianças são pequenas. Lembra-se da primeira vez que seu filho tentou andar? Ficou em pé do lado do sofá, e você estava a meio metro de distância, dizendo: “tudo bem, você consegue. Isso, venha. Tente. Você vai conseguir. Está certo”. Você certamente não falou: ”seu menino bobo; não consegue nem andar?”. Em vez disso, você bateu palmas com alegra e disse: “Sim, sim! É isso aí! É isso aí!”. A criança se levantou e tentou outra vez e, no tempo devido, aprendeu a andar.
Foi o encorajamento pelo esforço que inspirou na criança a coragem de tentar novamente.
Como é triste esquecemos essa técnica de ensino criativo quando os filhos ficam mais velhos.


“PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO MOTIVAM O COMPORTAMENTO POSITIVO; PALAVRAS DE CONDENAÇÃO REPRIMEM O ESFORÇO”.


Pr. Willian Senhorinho
Obs: algumas partes foram extraídas do livro 
A FAMÍLIA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS - autor Gary Chapman 



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