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quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O DESAFIO DE ENSINAR AOS FILHOS - parte 3

ENCORAJAMENTO CRIATIVO

A segunda parte do ensino criativo é o encorajamento criativo. A palavra encorajar significa “inspirar coragem”. Coragem é aquele estado mental que dá à criança a habilidade de explorar possibilidades, de correr risco, de realizar aquilo que os outros podem considerar impossível. A maneira de os pais ensinarem os filhos tem muito que ver com o fato de a criança ser encorajada ou não. EM FAMÍLIAS SAUDÁVEIS, OS PAIS FALAM AOS FILHOS MUITAS PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO.

OBS: Nós, pais, não devemos esperar a criança alcançar a perfeição para dizer palavras de encorajamento. Algumas receiam que, se encorajarem a criança por aquilo que consideram um trabalho mediano ela nunca ultrapassará o nível da mediocridade. Na verdade, o que acontece é o oposto. Se você deixar de encorajar os esforços imperfeitos da criança, ela nunca chegará a plenitude de seu potencial.

“DEVEMOS APRENDER A DIZER PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO ÀS CRIANÇAS POR SEUS ESFORÇOS, NÃO PELOS RESULTADOS”.

Fazemos isso de maneira bastante natural quando as crianças são pequenas. Lembra-se da primeira vez que seu filho tentou andar? Ficou em pé do lado do sofá, e você estava a meio metro de distância, dizendo: “tudo bem, você consegue. Isso, venha. Tente. Você vai conseguir. Está certo”. Você certamente não falou: ”seu menino bobo; não consegue nem andar?”. Em vez disso, você bateu palmas com alegra e disse: “Sim, sim! É isso aí! É isso aí!”. A criança se levantou e tentou outra vez e, no tempo devido, aprendeu a andar.
Foi o encorajamento pelo esforço que inspirou na criança a coragem de tentar novamente.
Como é triste esquecemos essa técnica de ensino criativo quando os filhos ficam mais velhos.
“PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO MOTIVAM O COMPORTAMENTO POSITIVO; PALAVRAS DE CONDENAÇÃO REPRIMEM O ESFORÇO”.


CORREÇÃO CRIATIVA

A terceira área de ensino criativo é a correção criativa. Numa família amorosa, os pais corrigem quando é necessário. Mas é importante que a correção seja feita de forma criativa. Lembre-se: o objetivo é ensinar de maneira que se desperte o apetite. Queremos estimular a criança a ter um comportamento positivo.

Vamos analisar um padrão positivo de correção:
- Antes de mais nada, devemos ter a certeza de que não estamos corrigindo um comportamento que não precisa ser corrigido. Em nossos esforços de ensinar os filhos, às vezes, abafamos a criatividade em favor da conformidade. A criatividade é um dom maravilhoso de pensar além de um limite pré-estabelecido. É a criatividade que nos permite desenvolver a singularidade implantada dentro de cada um de nó. Sufocar essa criatividade é fazer as crianças se parecerem com biscoitos, em vez de se assemelharem a flocos de neve.

- “Fazer perguntas antes de decidir aplicar uma correção é uma proteção que pais saudáveis aprendem a usar”.
- Assumindo que a correção é necessária; devemos corrigir com amor, sem lançar mão da ira descontrolada.
- O amor busca o bem-estar da criança e crê que a correção visa o benefício dela a longo prazo.
- Expressões de ira descontrolada são apenas o desabafo de nossa própria frustração e podem ser extremamente destrutivas para a criança.

CUIDADO: Alguns pais costumam permitir que a sua ira corra solta e resulte em palavras e comportamentos destrutivos. Se você sentir raiva de seu filho e acreditar que a criança precisa de correção, será melhor refrear sua reação inicial, dar um tempo para esfriara cabeça e, então, voltar para corrigir verbalmente a criança e aplicar mais disciplina se for necessário.

0 amor faz a pergunta essencial: “A correção que estou prestes a aplicar visa o benefício de meu filho (ou de toda a família)?. Essa é a realidade que deve ser comunicada à criança em nossos esforços de corrigir. “Amo você. Amo você demais. ”
- A correção criativa também deve tentar explicar. Normalmente, discursos não corrigem comportamentos. Em vez disso, afastam a criança.  

IMPORTANTE: na correção criativa, não devemos trazer erros do passado à discussão. Fazer um desfile diante da criança de todos os erros que ela cometeu no passado antes de corrigi-la por seu erro atual é comunicar que ela é um fracasso. Quantas vezes Edison falhou até conseguir inventar a lâmpada elétrica? Ninguém chama Edison de fracassado embora suas falhas sejam muito mais numerosas do que seus sucessos. Seu filho pode ser um seguidor de Edison. Não o desanime mostrando-lhe todos os erros que já cometeu.
- Incentivar uma nova tentativa é muito mais produtivo do que dizer: “Bem você falhou de novo. Porque não desiste?”, ou: “Deixe que eu faço por você”.
A filosofia “deixe que eu faço para você” de criação de filhos produz crianças temerosas, passivas e improdutivas. Quando os pais “assumem”, abafam a iniciativa da criança de aprender.


AFIRMAÇÃO CRIATIVA
A afirmação verbal de nossos filhos difere das palavras de encorajamento no aspecto de que as palavras de encorajamento estão ligadas às ações da criança, enquanto que afirmação é elogiar a criança em si. “Amo você. Você é maravilhoso. Gosto do seu cabelo. Seus olhos são lindos. Você é muito esperto. Você é alto e bonito. Você é forte” são todas palavras de afirmação relacionadas a quem a criança é. Em famílias saudáveis os pais buscam desenvolver a autoestima sadia ao destacar os atributos positivos da personalidade, do corpo ou da mente da criança. Afirmar é salientar o positivo.

- As crianças de hoje comparam a si mesmas com os modelos atléticos e fotogênicos da televisão. Em comparação com esses padrões perfeitos, praticamente todas se veem em um padrão inferior. É tarefa dos pais ajudarem a criança a desenvolver uma autoestima saudável num mundo que exalta o belo, o perspicaz e o atlético e que deixa o resto dos cidadãos comuns chafurdados em sentimentos de inferioridade. Como pais devemos compensar esse desiquilíbrio.

EXEMPLO: de todas as coisas que lhe digo, o que você mais gosta de ouvir? – Perguntou uma mãe ao filho de oito anos de idade.
- Quando você me diz que sou muito forte – respondeu ele, com um sorriso de orelha a orelha. Nessa breve conversa a mãe aprendeu o poder das palavras de afirmação.
“Pais que ensinam com criatividade procurarão afirmar o valor de seus filhos por meio de afirmação verbal”.


Pr. Willian Senhorinho
Obs: extraído do livro, A FAMÍLIA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS - autor Gary Chapman 





  

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