Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

sábado, 15 de outubro de 2016

OS MALES DAS REDES SOCIAIS


Texto Base: (1º Reis 21 8-11)


Introdução (Exórdio): Se olharmos ao nosso redor veremos que a tecnologia está presente em tudo, no nosso trabalho, em casa, na escola, na rua, no nosso cotidiano, enfim, o que começou de uma forma primitiva, hoje tomou proporções que são capazes de beneficiar toda uma sociedade. Em se tratando de redes sociais e tecnologias da informação o não podemos usa-las. Um estudo recentemente publicado confirma o perigo de que muita gente já desconfiava, mas ao qual faltava fundamentação: o uso inadequado das redes sociais acompanha o declínio estatístico na frequência às igrejas. O cientista Allen Downey, da Olin College de Engenharia da Computação, em Massachussets (EUA), encontrou fortes indícios de que a queda na filiação religiosa tem ligações com o aumento do uso da internet e, particularmente, de ferramentas como Facebook e Twitter, que não só tomam tempo excessivo das pessoas como as expõem a uma série de informações, conceitos e comportamentos prejudiciais à fé cristã. "O aumento do uso da rede mundial nas últimas duas décadas causou grande impacto na filiação religiosa", defende o pesquisador. Segundo Neil Barreto quando perguntado qual o maior mal das redes sociais na pós-modernidade, o mesmo inferi “ O maior mal das redes sociais foi dar voz a idiotas”.

1) Desenvolvimento: O texto em questão narra a história de Nabote que foi assassinado covardemente por conta da distorção de uma mensagem pública. Precisamos levar em conta que neste período não existiam as redes sociais, porém o princípio da comunicação em sua essência é imutável e causa os mesmos benefícios e danos que sempre causaram no texto vemos um homem inocente ser morto. A cobiça e seus males. Quase sempre, o desejo desordenado da cobiça provoca alguma ação para que o cobiçoso adquira o que quer, ou para que persiga o possuidor do objeto ou da pessoa cobiçados. O ímpio rei Acabe, é um exemplo clássico da cobiça e seus males. Para resolver a sua frustração de não ter conseguido possuir a vinha de Nabote, a rainha Jezabel escreveu uma carta com o selo do rei (para parecer que a correspondência fosse enviada por ele) aos anciãos e nobres daquela cidade onde Nabote morava. Nesta carta, Jezabel pediu que forjassem acusações contra Nabote (I Rs 21.8-10). Os anciãos transgrediram a lei (Êx 23.1-3), pois arranjaram dois indivíduos de mau caráter, possivelmente comprados pela rainha, acusaram Nabote de blasfêmia, o que seria suficiente para a execução dele (Lv 24.15,16). O terrível plano foi cumprido sem nenhum impedimento. Para que não houvesse dificuldades futuras com a herança de Nabote, ele e seus filhos foram apedrejados (II Rs 9.26). Perceba quais os males que seguiram a cobiça deste casal:

1.1.  Fatores negativos que foram e podem ser desencadeados:
A)    MENTIRA. Os anciãos resolveram atender aos intentos de Jezabel. Como podemos ver sempre há homens prontos a venderem seu testemunho por dinheiro a fim de que sirva aos maus propósitos daqueles que os alugam. “E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara” (I Rs 21.11).E muitas vezes pessoas mentem através de mensagens nas redes sociais .
B)     FALSO TESTEMUNHO. O veredito de morte já estava predeterminado, por Jezabel. Mas, era necessário elaborar um falso julgamento com um simples aspecto de justiça, para que, à vista do povo, desse a impressão de ser um julgamento leal, arranjou-se duas testemunhas, conforme pedia a Lei (Dt 17.6,7); mas eram falsas. “E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele” (I Rs 21.10-a).
Infelizmente as pessoas hoje são manipuláveis assim como vemos no texto, que muitas vezes geram segregação, rompimentos, Exposição pública covarde dentre outros.
C)    ASSASSINATO. Por fim, a trama culminou na execução de Nabote, pois o levaram para fora da cidade e o apedrejaram. A injustiça estava claramente executada, pois Nabote foi executado por um crime que jamais cometeu “Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu” (I Rs 21.14). Infelizmente um fator que ocorre por conta do incentivo pelo mal-uso das redes sociais.


D)    FALSA IMPUNIDADE. Um fator que as redes tendem a causar é uma falsa sensação de impunidade, pois as pessoas quando tem a sensação de poder julgas se acima do bem e do mal o que vemos em Jezabel e Acabe, .As tecnologias criam proximidade entre as pessoas e muitos tenta se passar pelo que não são ,porém Deus sabe de todas as coisas (Hb 4.13) ,Deus não se deixa escarnecer Jezabel morreu comida por cães por conta de sua soberba e empáfia (1 Reis 21:19, 21 e 23).

1.2. Pontuando:  A cobiça dentre outros pecados, a luz do Novo Testamento, é alistada e destacada por Paulo (Ef 4.19). Aparece na lista dos vícios dos povos pagãos (Rm 1.29). Apesar de não ser especificamente alistada entre as obras da carne (Gl 5.19-21), a cobiça é uma das causas de várias obras carnais, como o adultério, o ódio, as dissensões, etc., devendo ser incluída entre as “tais coisas” que Paulo mencionou, e que não permitem que uma pessoa chegue ao reino de Deus “…que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.21).

2) Pontos de Contato:  tenha identidade (Eudaimonia) Massa de manobra se refere ao conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, em que causa danos morais e psicológicos, onde a sociedade é conduzida por uma ideologia dominante, se anulando enquanto ser histórico e protagonista. As pessoas se deixam levar por essa manipulação por pelo menos três motivos:
A)    NECESSIDADE DE AFETO
B)    BUSCA DE ACEITAÇÃO
C)    MODISMOS

3)  vencendo os males   “Não porei coisa má diante dos meus olhos. ”Salmo 101:3. Wesley dizia como que nossas decisões deveriam ser tomadas partindo do princípio de escolhas que nos aproximam de Deus. Acredito que escolher o que vamos ver na internet pode nos ajudar a viver esse princípio. Vejamos algumas recomendações que poderão ajudar. Quando evitamos colocar coisas ruins diante de nossos olhos.

A) NÃO EXPONHA VOCÊ OU NINGUÉM: Acredito que uma das feridas mais profundas se chama exposição pública, que é gerada pela busca por fama, ou por aliados, estes fatores podem gerar malefícios e são propagados pelas mídias s redes sociais que tem o poder de dar notoriedade. Em (Tiago 4.11) o escritor nos instrui a não falar mal dos irmãos, ou da família amigos ou anônimos pois não somos juízes, mas observadores da Lei. Não temos o direito de expor ninguém pois nossa justiça para Deus é trapo de imundícia. (Is 64.6)

B) RECONHEÇA SE É UM VÍCIO: Todo vício mascara alguma sensação ruim que não temos como lidar com ele sem o vício. Reconhecer isso é um passo importante, pois quando estamos viciados em alguma coisa não queremos lidar com a realidade como ela é, as redes sociais têm esse poder de projetar uma falsa manipulação da realidade, criando um personagem que não existe. Só poderemos fechar as feridas quando encararmos que são dolorosas e reais tratar um sintoma nem sempre é tratar a doença propriamente dita. O Vício pode causar isolamento (Pv 18.1), outro perigo da internet é a falsa sensação que ela pode causar de que estamos nos relacionando adequadamente com as pessoas. Precisamos nos relacionar com pessoas nas nossas atividades diárias (escola, trabalho, igreja, lazer e especialmente em nossas famílias). O problema é que alguns começam a se isolar de pessoas “de verdade” e a se ligar somente às “amizades virtuais”. Cuidado! Se os seus “melhores” amigos ou a maioria deles são virtuais, talvez você não perceba o quanto está sozinho. Segamos o que diz (Tito 2:2) “Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância."

C) NÃO DEIXE SUA MENTE SE CORROMPER: Existe uma técnica ardilosa bem usada para desarmar o nosso senso crítico que consiste em não “romper a rocha”, mas penetrá-la lentamente. Você já deve ter ouvido o dito popular que diz “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, não é mesmo? Pois é, sendo dia após dia deparados com certas coisas, nossa mente pode ser lentamente minada em sua resistência ao que é mau, errado e pecaminoso. Vencidas certas barreiras, mesmo um crente começa a perder a consciência disso e, a partir daí, abre-se uma brecha. Os que segundo texto base deram ouvidos Jezabel foram corrompidos, para que nossa mente seja suja por todo tipo de coisa. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. ” (1 Coríntios 15:33).

D) CUIDADOS ESSENCIAIS: Tome cuidado com senhas de segurança. Para sua segurança, em todos os sentidos, mantenha-as muito bem guardadas
-  Apague e-mails estranhos, com ofertas tentadoras de qualquer tipo, de remetentes desconhecidos ou com links para acesso a coisas que não pediu.
-  Controle seu tempo na rede para não deixar de fazer coisas mais importantes e se relacionar pessoalmente com amigos, colegas e familiares.
-  Procure sites e páginas que edifiquem. Ocupe seu tempo com coisas proveitosas.
-  Não aceite qualquer pessoa em sua rede de amigos. Mantenha restritos os dados pessoais e fotos para que pessoas estranhas não tenham acesso a eles.
“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. ”
(1 Tessalonicenses 4:7-8)

Conclusão: Segundo dados de fevereiro de 2014 publicados pelo site Social Media: cerca de 72% de todos os usuários da internet estão ativos em redes sociais; 23% dos usuários do Facebook acessam-no ao menos 5 vezes por dia; e impressionantes 47% dos americanos dizem que o Facebook é o maior influenciador em suas decisões de compra. Portanto, é inegável que as redes sociais influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Essa influência pode ser, ao mesmo tempo, perigosa e proveitosa para nós enquanto cristãos, tudo vai depender do seu posicionamento nas redes sociais. Talvez o maior perigo das redes sociais, não apenas para os cristãos, mas para toda a sociedade, é o aparente anonimato. O anonimato dá a falsa sensação de que nas redes sociais é possível esconder-se sob a “máscara” de quem se deseja ser ou sob a personalidade que for mais conveniente na ocasião.

Pastor Wisnael de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário