Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

domingo, 23 de outubro de 2016

COMO FORTALECER A FÉ EM SEU LAR

Neste texto vamos ver como fortalecer a fé em sua casa, o que podemos fazer para fortalecer nossa família na fé e porque isso é importante. A maior referência de fé que as crianças e adolescentes têm é da família. Pais e avós principalmente. Com filhos, sem filhos, o dever do casal fazer que lar siga o padrão de vida cristã. Algumas dicas simples são essenciais para que, no dia a dia, nossa fé não se resuma ao que ouvimos no culto de domingo. Para crescermos na fé cristã devemos, diariamente, pensar no que podemos fazer para que tenhamos experiências com Deus e como podemos demonstrar nossa gratidão pela salvação que temos em Cristo Jesus.
Em primeiro lugar, podemos dizer que é muito importante saber como fortalecer a fé em nosso próprio lar porque a rotina em nossa casa é a maior demonstração de nossa fé. Os cultos de domingo, e mesmo as demais programações da igreja, não são suficientes para mantermos a chama de nossa fé cristã acessa por muito tempo. O que realmente mantém esta chama acessa é uma rotina doméstica de oração, leitura bíblica e outras atividades que tenham relação direta com nossa fé. Para quem está começando na fé evangélica, pode parecer difícil, mas passo a passo, com amor e paciência, conseguimos nos desprender de costumes que não edificam nossa vida por atividades que ajudam toda a família a crescer espiritualmente.
A Bíblia está repleta de exemplos de como é importante que nossa fé não se baseie apenas nas reuniões de domingo na igreja. Em Deuteronômio 6:7, por exemplo, aprendemos que devemos meditar nos ensinamentos de Deus “assentados em casa”. Além disso, em 1 Timóteo 3, Paulo escreve sobre os bispos e diáconos. Sua orientação que os líderes religiosos sejam bons maridos e bons pais, pois ninguém que não sabe governar a própria casa pode administrar bem as coisas de Deus.

ATIVIDADES NA IGREJA NÃO SÃO SUFICIENTE
No livro “A fé começa em casa”, de Mark Holmen, o autor traz algumas informações interessantes que nos faz refletir sobre a importância de uma rotina cristã dentro de casa e não apenas nas igrejas. Não podemos acreditar que tem como fortalecer a fé apenas com as atividades na igreja. Mesmo que você, ou algum membro de sua igreja, seja solteiro e more só, as atividades no lar são mais importantes para nossa relação com o Senhor do que a simples presença em atividades na igreja. Cultos, reuniões, retiros e coisas do tipo são importantíssimos, mas nada disso substitui uma rotina verdadeira de oração, leitura bíblica e jejum, por exemplo.
Uma informação preciosa que Mark Holmen aborda é que a fé cristã começou a declinar nos Estados Unidos justamente quando as igrejas começaram a oferecer mais e mais atividades para jovens e crianças.
Os pais começaram a empurrar para as igrejas a responsabilidade de mostrar a estes jovens o que é uma vida cristã. O problema é que quando os jovens percebem que em casa não existe uma rotina de fé, as atividades da igreja se tornam menos efetivas. Se, por exemplo, a família frequenta as atividades da igreja, mas em casa o pai tem problemas com bebida, violência ou cigarro, os filhos, ao crescerem, abandonam a fé cristã. O que podemos aprender com isso é que não adianta mascararmos nossa fé, se não existe em nós a verdadeira sede pelo Reino de Deus.
Um casal que frequenta os cultos e reuniões de casais, precisa praticar em sua rotina o que aprendem. Como fortalecer a fé se nosso compromisso com Cristo é raso, superficial? Não é possível. Se o casal frequenta a igreja, mas em casa, o marido insiste em ver material pornográfico, a família está fadada ao fracasso. Se a esposa é mandona e intransigente em seu dia a dia com o marido, a relação familiar está em perigo e este casal não conseguirá manter uma boa relação por muito tempo, ainda que frequentem a igreja. A mudança começa em casa, a igreja é um braço auxiliador.

O CULTO DOMÉSTICO
Talvez, o maior exemplo para quem quer saber como fortalecer a fé de sua família sejam os cultos domésticos. Independente da igreja evangélica que frequente, os cultos domésticos são fundamentais para o fortalecimento da família. Não precisa ser nada longo ou complexo, apenas um estudo, como um devocional.
A função do culto doméstico não é reproduzir um sermão longo ou realizar um estudo profundo. Sua função é fazer que todos reflitam sobre um texto, ou uma circunstância que a famílias tem vivido. A leitura bíblica é primordial e a oração deve ser feita sempre antes do culto doméstico e ao fim.
O casal pode realizar estas reuniões de acordo com a rotina de sua casa. Pode ser semanal, diário ou em determinados dias da semana (quarta e sábado, por exemplo). O importante é que a família se envolva e todos participem. O interessante desta proposta é que pode haver um revezamento em quem leva a palavra, assim todos se preparam e aprendem a ministrar.

EDIFICANDO O LAR
Além do culto doméstico, outras atividades rotineiras podem ser tomadas com o objetivo de edificar a casa na Rocha, que é Jesus Cristo. Orações antes das refeições ou antes de dormir, por exemplo, são atividades simples, mas que muito ajudam a família. Assim como ouvir músicas cristãs e ler livros cristãos. Claro que a leitura de livros não substitui a leitura da Bíblia, mas os livros podem nos edificar com assuntos específicos como vida financeira, sexual, emocional, como educar filhos, crescimento espiritual etc. Essas atitudes podem parecer simples, mas fazem grande diferença na vida de quem busca como fortalecer a fé cristã.
Ouvir músicas que não ensinem nada sobre a vida cristã, ver novelas ou passar o domingo priorizando o futebol são exemplos práticos de desperdício de tempo. O tempo que passamos no computador ou no vídeo game, por exemplo, poderiam ser gastos com leitura bíblica ou oração. Aliás, uma oração ou a leitura de três a cinco capítulos da Bíblia não demoram mais de 15, no máximo 20 minutos. Não demandam grande tempo, mas seus efeitos são palpáveis.
Esperamos que estas simples dicas sobre como fortalecer a fé lhes ajudem a firmar sua casa no fundamento de Cristo. Se você é líder de casais em sua igreja, você pode aprofundar este estudo dando mais dicas sobre os cultos domésticos e dando exemplos pessoais de experiências com Deus em sua própria casa, através de uma rotina de oração, jejum e leitura bíblica.

 www.materialgospel.com.br

2 comentários:

  1. O texto foi copiado e colado do site MaterialGospel.com - http://www.materialgospel.com.br/ - que contém dezenas de textos para casais, famílias, pais cristãos e muito mais. Visite e confira você mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronnie Turrini; acho que vc deve ter observado que coloquei o link do site onde copiei esta publicação; se o sr. quiser clicar lá pode ver que vai ser direcionado para o site original. Não sei qual o seu objetivo de comentar. Não sei nem se a matéria é sua, mas se for e quiser que eu tire daqui, é só avisar.

      Excluir