Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EDIFICANDO UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA



2 Crônicas 32:1-8

Nestes dois anos que tenho me dedicado no ministério família, tenho observado o caminho em que muitas famílias têm trilhado. O adversário tem conseguido infiltrar-se em muitos lares trazendo grandes desgraças, destruindo relacionamentos, que até então eram maravilhosos, saudáveis e duradouros; transformando-os em relacionamentos frios, distantes, sofridos e etc.
Sempre me pergunto o porquê de tantas famílias sofridas e de tantos casais vivendo infelizes, maquinando o divórcio sem pensar nas consequências. E pude entender que tudo isto acontece porque muitas famílias estão desprotegidas, com brechas abertas, dando total liberdade para o adversário entrar e realizar suas obras, que o evangelho de João 10.10, menciona: “ele veio para roubar, matar e destruir”. E me conscientizei de que preciso proteger minha família, e que à semelhança de Neemias em Jerusalém, preciso começar a construir muros; muros de proteção, muros que mostrem que existe um proprietário que cuida, que se esforça para que o melhor esteja  em meu lar...
Meditando neste tema, recordei-me de determinada vez quando estive ministrando em minha igreja sobre posicionarmos como valente em favor de nossa família, baseado em 2Sm 23:11 e 12; mas, uma coisa é defender seu campo de lentilhas como um campo aberto, outra coisa seria defendê-lo em outras condições, com o campo cercado, ou murado. Creio que isto facilitaria nossa batalha e ao mesmo tempo nos daria mais condições de vitória.
Porque um arraial, uma cidade, um terreno é murado (cercado)? Logicamente para demonstrar para todos que o avistarem, ou até mesmo aqueles que o almejarem, que aquela propriedade pertence a alguém, que conseqüentemente zela por tal. Porque em cantares de Salomão 4:2 a igreja é simbolizada como um Jardim fechado? Entendemos que é para termos a idéia de que ela pertence à Ele; que é Ele quem zela por ela.
 Quando falamos em construir muros estamos falando em: demarcar um território pertencente a alguém; dificultar a ação ou ataque inimigo; proteger aquilo que nos pertence. Quando medito sobre este tema, falo sobre não deixar brechas para que o adversário entre em nossa família, lar, vida conjugal, em nossos filhos...; nem ele e nem terceiros, que são as causas de divórcios, que são as causas de filhos desencaminhados...


COMO EDIFICAR UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA?
  
1)       DEIXE DEUS SER O ENGENHEIRO, O ARQUITETO, O PROJETISTA:
Deixe Deus ser o Senhor de sua casa, de a primazia para Ele em tudo. Reconheça que você simplesmente é o um administrador de um bem que a ti foi confiado (no caso a família). Que Ele é quem tem de estar à frente desta empreitada (Sl 127);  MT 7:24-27 os dois alicerces
      “Coloque seu lar nas mãos de Deus; busque a vontade de Deus para seu lar, para sua família (Tg 4:13-15)”.

2)     ALICERÇANDO MEU RELACIONEMNTO NO AMOR:
Nenhum casamento permanece se não estiver fundamentado no amor. [interesse financeiro, paixão pela aparência, influência de amigos (ou de pais)] não são fundamentos firmes para um relacionamento duradouro; a paixão dura poucas semanas, mas o amor permanece.   1Cor 13.
Existem casais que não vivenciam o amor,...
OBS: “No início do relacionamento o amor leva a práticas surpreendentes; porém, depois são essas práticas que sustentam a permanência do amor”.
“ Jovens cuidado com o julgo desigual!!!”

3)     USE SEMPRE DA VERDADE NO SEU RELACIONAMENTO:
Isto criará um vínculo de confiança muito grande, evitará questionamentos desnecessários, evitará ciúmes doentios, evitará desconfiança; a verdade será um muro contra a dúvida que permeteia a mente de muitos casais. Agora, quando o casal usa de mentiras, e um dos dois descobre, é criado uma brecha para o adversário entrar.

4)     HONRE SEU CÔNJUGE, HONRE SEUS FILHOS:
Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher... 1Pd3:7
       Algumas maneiras para honrar sua mulher:
a- Aprenda a arte de colocá-la num pedestal. Conquiste o coração de sua esposa tratando-a com respeito, ternura e a mais alta estima.
b- Valorize suas realizações.
      c- Fale com ela respeitosamente. Sem cuidadosa atenção, a língua pode se tornar cáustica e acusadora.
      d- Honre sua mulher continuando as cortesias usuais.

5)     TENHA UM RELACIONAMENTO EMBASADO NO RESPEITO:
Respeito do esposo para com a esposa (vice e versa), respeito em relação aos filhos...
       “Às vezes tratamos pessoas estranhas com respeito e educação, porém esquecemos de tratar de igual modo os de nossa casa.”
    
6)     PROCURE SEMEAR BOAS SEMENTES NO SEU RELACIONAMENTO:
Se quisermos colher bons frutos em nossa família, precisamos semear boas sementes. Queres ser amado? Trate com amor; queres ser respeitado? Trate com respeito; queres carinho? Sejas carinhoso; queres atenção? Sejas atencioso,...
Gal 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
     II Coríntios 9:6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

7)     TENHAM JUNTOS MOMENTOS DE ORAÇÃO:
 Tudo que dissemos seriam como tijolos na construção; esse momento seria a massa o pedreiro.
a-      É necessário manter um tempo de oração individual a cada dia. Mas orar sozinho não é suficiente para um casal.
b-      Quando oramos juntos nosso poder na batalha espiritual aumenta exponencialmente (Lv26:8) “cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós”.


CONCLUSÃO:
a-      Procure sempre levantar muros mais altos que puderem: (2Crô 33:14) Manassés depois de um concerto com Deus levantou muros ainda mais altos...
b-      Nunca esqueças que a ausência de muros facilitará a penetração do adversário; seria o mesmo que entregar a vitória em suas mãos (tudo se torna vulnerável; suas riquezas, seu bens, seus patrimônios e etc.) Ez 38:11
c-       Somente no milênio não será necessário muros em volta de Jerusalém. Zc 2:5
d-      Enquanto isto fiquemos no vrs de 2Cr 32:7;

“ Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.”

2 comentários: