Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

domingo, 23 de outubro de 2011

ATITUDES DE QUEM VIVE FELIZ NO CASAMENTO

 ( parte 1)
Gn 26:8

"O grande desafio na vida do homem e da mulher não é casar, mas sim, o permanecer casado e feliz".


Como estão as coisas na sua casa? Você é feliz em seu casamento? Você se sente feliz quando esta em sua casa? Você se sente feliz com sua família?
Gostamos sempre de afirmar que Deus quando estabeleceu a família, a fez para viver feliz, para viver de uma maneira a se completarem, mesmo tendo suas diferenças, suas particularidades...


“NÃO EXISTE CASAMENTO TÃO RUIM QUE NÃO POSSA SER CONSERTADO; NÃO EXISTE CASAMENTO TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO.”

“Muitos casamentos que hoje navegam em mar de rosas já experimentaram grandes conflitos de temperamento”. (Tim LaHave)


A NECESSIDADE DE MUDANÇA
“Como ser feliz se não mudo minhas atitudes?”


“Para transformar o casamento que você tem no casamento que você quer, é necessário cultivar o amor.”


PRIMEIRA COISA A CONSCIENTIZARMOS:

“Precisamos fazer com que as pessoas que integram nossa família sintam-se amadas...”

Psicólogos concluíram que sentir-se amado é a princi­pal necessidade do ser humano. Por amor, subimos monta­nhas, atravessamos mares, cruzamos desertos e enfrentamos todo tipo de adversidade. Sem amor, montanhas tornam-se insuperáveis, mares intransponíveis, desertos insuportáveis e dificuldades avolumam-se pela vida afora.
Psicólogos infantis afirmam que toda criança possui ne­cessidades emocionais básicas que devem ser supridas para que se possa atingir uma estabilidade emocional. Entre elas, nenhuma é tão essencial quanto o amor, a afeição e a necessi­dade de alguém sentir que pertence a outro e é querido. Com um suprimento adequado de afeição, uma criança tornar-se-á um adulto responsável. Logo que ouvi a metáfora que cito a seguir, gostei mui­to dela: “Dentro de cada criança há um ‘tanque emocional’ esperando para ser cheio com o amor. Se ela se sentir amada, desenvolver-se-á normalmente; porém, se seu “tanque de amor” estiver vazio, ela apresentará muitas dificuldades. Diversos dos problemas de comportamento de uma criança provêm do fato de seu ‘tanque de amor’ estar vazio”.
Podemos ilustrar: um bom casamento é em parte como um bicho de estimação - ou você o alimenta direito todo dia ou coisas ruins acontecem. ''Hábitos diários ajudam a produzir relações sólidas'', diz a terapeuta de casais Tina Tessina. ''Se está interessada em fazer seu relacionamento funcionar, pequenos hábitos são uma ótima forma de chegar lá. Todo casamento tem o que eu chamo de reservatório, a energia emocional armazenada da relação. Por mais simples que sejam esses hábitos diários, eles ajudam a encher o reservatório. Quando o relacionamento estiver sob stress, vocês terão exatamente o que precisam para superar isso.
A seguir citaremos algumas atitudes que podem beneficiar seu relacionamento em família:

ATITUDE 1 - ESTAR JUNTOS
 “Estar juntos, tem a ver com qualidade de tempo.”

“Marido e esposa precisam passar mais tempo juntos para cultivar o amor.”
Duas pes­soas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focali­zar a atenção. Quando um pai está sentado no chão e brinca de bola com seu filho de dois anos, sua atenção está focaliza­da na criança e não na bola. Naquele momento, por mais bre­ve que seja, enquanto durar, eles estão juntos. Se, no entanto, o pai fala ao telefone enquanto chuta a bola para o filho, sua atenção está dividida. Há maridos e esposas achando que gas­tam o tempo juntos mas, na realidade, simplesmente vivem próximos. Estão na mesma casa, ao mesmo tempo, mas não estão juntos. Um marido que assiste a uma sessão de esportes na televisão enquanto conversa com a esposa não lhe concede “Qualidade de Tempo”, pois ela não recebe sua total atenção.
Dedicar “Qualidade de Tempo” não significa olhar nos olhos um do outro o tempo todo. Quer dizer fazer coisas jun­tos e conceder atenção total a quem está conosco. A ativida­de com a qual nos envolvemos é secundária. A importância é emocional e refere-se à atenção total que concedemos e re­cebemos.
Da mesma forma, marido e esposa que jogam tênis jun­tos, a verdadeira “Qualidade de Tempo” focaliza não o jogo em si, mas o fato de que fazem algo em companhia um do outro. O importante é o que ocorre a nível emocional. Inves­tir o tempo juntos em uma atividade em comum significa que nos importamos um com o outro, apreciamos estar pró­ximos e gostamos de fazer coisas em conjunto.




ATITUDE 2 - CONVERSAR UM COM O OUTRO

QUAL É O SEU NÍVEL DE COMUNICAÇÃO?


Nível quatro: – é uma comunicação superficial, do tipo que traz impressão de segurança. A pessoa usa as expressões como “bom dia”? “como vai você”? “gostou do jogo”? “será que vai chover hoje”? Permanecendo sempre atrás da sua máscara. Por incrível que pareça, há muitos relacionamentos, familiares em que os membros estão se comunicando apenas nesse nível.
“Certamente quando Deus criou o homem e a mulher para serem companheiros, concebeu uma idéia de profunda comunicação entre os dois e não uma conversa superficial.”


Nível três: – neste nível o casamento está satisfeito em simplesmente relatar fatos sobre os outros, reportar o que outras pessoas disseram. Não é feito nenhum comentário substancial sobre os fatos. O indivíduo não sai da casca para dar-se a conhecer sobre o que pensa ou sente. A comunicação é muito limitada. Não há possibilidade de sucesso em um casamento onde um não se abre com o outro.


Nível dois: – aqui, a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos. Este é o início de uma comunicação real. A pessoa está disposta a correr o risco de expor suas idéias e soluções próprias. Se você está se comunicando a este nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.


Nível um: – é uma comunicação total. A pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Está comunicação está baseada na honestidade e abertura completa. É difícil conseguir tal nível entre marido e mulher porque ambos correm o risco de serem rejeitados. É ameaçador compartilhar todo o seu íntimo com a esposa ou marido. Entretanto se você quiser um casamento realizado, isso é vital.

PESQUIZA FEITA:
Você sabia que pesquisas feitas sobre a preferência das mulheres, entre duas opções: relação sexual e uma boa conversa; a grande maioria disse preferir uma boa conversa (com atenção do esposo, compreensão, com o saber ouvir [pois muitos só sabem falar]), do que uma noite de sexo?

“O homem que reserva tempo para conversar com uma mulher terá acesso ao seu coração.”



5 comentários:

  1. Deus abençoe o seu ministério. Gostei mto da msg!

    ResponderExcluir
  2. Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre vocês Willian e Graciele!
    Sobre o blog gostei muito, agradeço a Deus por levantar vocês para este ministério.

    ResponderExcluir
  3. EU DE NOVO! Sou da Ass. de Deus em Itaperuna/RJ
    Em janeiro/2013 vai completar um ano que começamos a fazer o culto da família em minha igreja, ainda, estamos começando, gostaria de receber maiores instrução sobre este ministério, como organização, eventos, etc.

    No mais, gostaria, quem sabe, o irmão em janeiro/2013 em minha igreja pregando, fazendo aquilo que Deus nos preparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor!
      Fico feliz de saber que as igrejas estão se conscientizando e investindo em cultos da família; em palestras que falem especificamente do tema família e relacionamentos. Esta é uma área muito visada e bombardeada pelo adversário, pois a igreja começa em nossos lares; sempre digo que lares abençoados e fortes é sinônimo de igrejas abençoadas e fortes. Por isso que lutamos em prol das famílias; por que queremos ter uma igreja cheia do Espirito Santo, com milagres e salvação de almas; que deve começar em nosso lar.
      Nós realizamos em nossas igrejas cultos da família; este biênio de 2012 e 2013 estamos trabalhando com o tema “Fortalecendo a Família” (é sempre bom trabalhar com um alvo e tema específico); o culto deve sempre ser divulgado com antecedência na igreja, deve-se fazer convites (simples) para casais que não são da igreja para que possam participar também; escolhemos sempre um casal para direção do culto; avisamos antecipadamente as famílias que terão oportunidades para que os hinos sejam sobre família; escolhemos pessoas para darem testemunho do que Deus tem feito em seus lares; criamos um grupo com as famílias para louvar a Deus (este grupo não tem a finalidade só de louvar, mas sim, um ponto de encontro para programarmos nossos eventos); convidamos pessoas para ministrar sempre com bastante antecedência para que a mensagem seja sobre família (é importante dizer para os pregadores que tem de ser pregado palavra sobre família; pois muitos perdem o foco e acabam pregando outras coisas que desvirtuam a programação); a cada dois meses realizamos palestras para os casais sempre aos segundos sábados; realizamos também encontros da família em nossas congregações, sempre em dois dias; no primeiro dia(sábado) ministramos especificamente aos casais e no segundo dia (domingo) culto com todas as famílias.
      Temos uma diretoria composta por um casal de coordenadores, de secretários, de tesoureiros e de regentes; estes trabalham conosco nas programações e também nas visitas aos lares, que é um dos pontos fortes deste ministério: visitar, orar, ler a palavra e ouvir as pessoas. Este ano realizamos um evento que foi o “jantar dos namorados”; onde tivemos uma palestra, conseguimos brindes com os membros da igreja que sorteamos para os casais e depois tivemos um maravilhoso jantar, que por sua vez, foi uma benção; um momento de descontração com o casal. Agora estaremos programando um encontro de final de ano com toda a família e estamos orando para o Senhor nos dar direção.
      Depois vou te passar mais detalhes de como conseguimos realizamos este jantar e também algumas coisas que acho importante para a vida de quem esta na liderança deste departamento.
      Em relação ao convite; será um prazer estar convosco, se assim Deus nos permitir. Só te peço que marque com antecedência; pois pela misericórdia de Deus estamos em constante atividade. Mande pra mim também o nome de seu pastor e o endereço de sua igreja; pois já estive em duas igrejas Assembleias de Deus em sua cidade pregando em congresso de jovens; de repente pode ter sido a sua.
      Deus te abençoe!
      Pb. Willian Senhorinho.
      williansenhorinho@hotmail.com

      Excluir