Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

terça-feira, 17 de julho de 2012

COMO DESCOBRIR A LINGUAGEM DE AMOR DE SEU CÔNJUGE


O segredo para levar seu cônjuge a sentir-se amado, e feliz é expressar-lhe seu amor por meio da linguagem que ele entende, ou seja, da forma como ele quer ser "amado". Isso é o que o Dr. Gary Chapman chama de primeira linguagem de amor.
Mas, como descobrir a linguagem de amor de seu cônjuge?

1. Preste atenção nas reclamações de seu cônjuge
"Seja pronto para ouvir” (Tiago 1.19) é o conselho inspirado de Tiago.  Ele se aplica a todas as áreas de nossa vida, mas tem um lugar especial no casamento. Ouvir com atenção e respeito as reclamações do cônjuge é a melhor forma para descobrir a primeira linguagem de amor dele. Se alguém reclama de algo que gostaria de receber e não está recebendo, certamente é porque aquilo é importante para a pessoa. As empresas modernas gastam muito dinheiro para ouvir as reclamações de seus clientes. Elas usam as reclamações para aprimorar seus produtos e seus serviços. Assim também marido e mulher devem ouvir as reclamações do cônjuge e usar as informações obtidas  através dessas reclamações para melhorar a qualidade casamento.


2. Estimule seu cônjuge a revelar-lhe suas necessidades
Voltando ao comportamento das empresas modernas, elas também gastam muito dinheiro em pesquisas de mercado. O objetivo é detectar o tipo de produto e serviço que é o objeto de desejo do público. Ao fazer tal descoberta, a empresa investe maciçamente para oferecer ao público aquele produto ou aquele serviço. No casamento, o comportamento dos cônjuges deve ser idêntico; por isso estimule seu cônjuge a revelar-he suas necessidades .e se esmere para satisfazê-las.

3. Três passos para descobrir sua primeira linguagem de amor
Nem sempre é possível obter do cônjuge a revelação de suas necessidades. Alguns reclamam tanto que é difícil detectar, através de suas reclamações, qual é a sua primeira linguagem de amor. As reclamações de outros são vagas e pouco revelam. E outros não revelam suas necessidades, talvez até por que eles mesmos não as conhecem com a precisão necessária. Se for essa a situação de seu cônjuge, você deve (1) descobrir sua própria linguagem de amor e (2) falar francamente ao seu cônjuge sobre a forma como você gostaria de ser "amado(a)". Assim ele não só toma conhecimento de sua primeira linguagem de amor, mas também será estimulado a descobrir e a revelar a linguagem dele.
O primeiro passo para descobrir sua primeira linguagem de amor é fazer uma retrospectiva em seu relacionamento com seu relacionamento com seu cônjuge. O que seu cônjuge deixa de fazer lhe causa frustração, angústia, mágoa ou uma sensação de vazio em seu casamento? Respondendo a essas perguntas, você poderá descobrir quais são suas maiores necessidades emocionais a ser supridas no casamento.
O passo seguinte é rememorar suas cobranças. O que você mais tem exigido de seu cônjuge? Possivelmente, suas exigências são formas que você usa para perguntar-lhe: "Você me ama?".
O terceiro passo é observar o que você faz e diz para expressar seu amor ao seu cônjuge. Geralmente procuramos fazer por nosso cônjuge aquilo que gostaríamos que ele fizesse por nós. Expressamos o nosso amor pelo cônjuge da forma como gostaríamos que ele expressasse seu amor por nós. Mas esse terceiro passo precisa ser visto com cuidado, porque nossa forma de expressar o amor pelo nosso cônjuge pode ter sido aprendida com nossos pais ou com alguém que admiramos. Nesse caso ela não expressará nossa primeira linguagem de amor.

4. Recordando o passado
Caso não seja possível descobrir sua primeira linguagem de amor através dos três passos, volte ao passado. Lembra-se daquela "paixão" dos primeiros meses de namoro? O que ele (a) fazia ou dizia que levou você a "se amarrar" nele(a)? O que ele(a) fazia ou dizia que motivava você a querer estar sempre ao lado dele(a)? A resposta a essas perguntas poderá ajudá-lo(a) descobrir sua primeira linguagem de amor.

5. Sonhando com o ideal
Se ainda não descobriu sua primeira linguagem de amor, feche os olhos e sonhe... com o cônjuge ideal. Se pudesse "fabricar" alguém para ser seu cônjuge, como seria esse alguém? A imagem que você projetar do cônjuge ideal poderá apontar-lhe os instrumentos por meio dos quais você capta a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge.

6. Revendo as cinco linguagens de amor
Talvez o seu desejo é que seu cônjuge expresse seu amor por você das cinco formas descritas nas cinco linguagens de amor. Por isso, faça uma lista das cinco linguagens colocando-as na ordem de sua preferência. A primeira, portanto, será sua primeira linguagem de amor.

7. Converse francamente com seu cônjuge
Geralmente as pessoas estão interessadas na felicidade de seu cônjuge. E, na maioria das vezes, se não contribui para essa felicidade é por que não sabem como fazê-lo ou porque o fazem de forma equivocada. Por isso, você precisa conversar francamente com seu cônjuge sobre a sua primeira linguagem de amor, isto é, sobre o que você gostaria que ele fizesse e sobre a forma como você gostaria que fosse feito.
Ao conversar com seu cônjuge, você deve tomar alguns cuidados para alcançar seus objetivos.
Primeiro - Cuidado com as palavras. O seu objetivo é intensificar sua comunhão com seu cônjuge. Por isso, suas palavras precisam ser bondosas, cheias de ternura, repletas de amor. Fale para ser aceito (a), compreendido(a) e amado (a).
Segundo - Cuidado com a tonalidade de voz. Seu cônjuge interpretará sua mensagem com base mais em seu tom de voz do que em suas palavras. "Eu te amo" dito com ternura é uma declaração de amor; mas dito com sarcasmo é uma expressão de desprezo. Até mesmo quando tiver de fazer alguma reclamação ou censura, use um tom de voz que comunique amor e verdadeiro interesse pelo bem estar de seu cônjuge.
Terceiro - Cuidado com o momento certo para falar. Lembre-se de que há "tempo de estar calado e tempo de falar" (Eclesiastes 3.7). Procure falar no momento certo.

Conclusão
Lembre-se de que investir na felicidade de seu cônjuge é investir em sua própria felicidade. Um cônjuge satisfeito, realizado e feliz será um(a) companheiro(a) agradável, alguém com quem compensa viver. O inverso, infelizmente, também é verdadeiro.
Invista no seu cônjuge e no seu casamento, assim você estará investindo na sua felicidade.

Para Refletir
"Quando a necessidade emocional de ser amado é suprida, cria-se
um clima onde o casal consegue lidar com as outras áreas da vida
de forma muito mais produtiva".

 Gary Chapman- As cinco linguagens do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário