Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

sábado, 7 de julho de 2012

COMO ADMINISTRAR OS PROBLEMAS NA HORA DA CRISE


 Todo casal enfrenta problemas; pois eles surgem no decorrer de nossa convivência. É por isso que alguns comentaristas quando ilustram a vida conjugal, mencionam-na como uma longa viagem, onde podem surgir muitos imprevistos, onde podemos ter muitos acertos, como também muitos desacertos; onde, às vezes, precisamos fazer uma parada para uma manutenção (necessária ou preventiva); onde, muitas vezes, caminhos mais curtos podem não trazer tantas vantagens...; é por isso, que esta viagem deve ser bem projetada. Ser bem projetada também não anula a possibilidade de problemas, mas quando tomamos este cuidado evitamos desgastes maiores. Aproveitando o referido assunto, deixo uma palavra aos jovens que caminham para este alvo: “projete” sua futura vida conjugal. Trace seus planos, visualize seus sonhos, mas não se esqueça de duas coisas:

1º. Projete sua futura vida conjugal no centro da Vontade de Deus (ore, jejue, não sejas precipitado) Salmo 37:4 e5;

2º. Projete sua futura vida conjugal dentro dos padrões de Deus (não se submeta a jugo desigual, 2Cor 6:14).

 

Quando falamos de problemas na vida conjugal, alguém pode achar que só os recém-casados que passam por isso, devido à adaptação do relacionamento nos primeiros dias de casados quando o casal precisa crescer e adquirir maturidade; quando o casal passa a se descobrir e...


 precisa aprender a aceitar um ao outro como verdadeiramente são; respeitando o direito de serem diferentes e terem seus próprios sentimentos. Só que com os dias e anos que vão se passando, vão surgindo novos tipos de problemas. Nestes se incluem os que já vivem a muitos anos juntos; se amam, se entendem, se entendem de maneira que em nada surpreendem um ao outro, porém também não deixam de ter problemas, que são um pouco diferentes dos do início, mas insisto a afirmar que os tem. E é ciente disto que gostaríamos de tratar de um assunto importante em nossa vida conjugal:


 
_ COMO ADMINISTRAR OS PROBLEMAS NA HORA DA CRISE_
 

1º. Não deixe os problemas que são normais no relacionamento de qualquer casal se tornar em um conflito. Porque um simples desentendimento pode levar o casamento à destruição.OBS: diferença entre “problemas” e “conflitos”:- Problemas: refere-se a situações adversas que surgem e que os dois buscam resolver contando com a participação de ambos ou não.- Conflitos: se dão quando há uma divergência que está colocando um contra o outro, há um choque, estão batendo de frente um contra o outro. 


2º. Procure o que motivou os dois a terem determinado problema (Diagnosticar): Procurar identificar de forma imparcial o que está acontecendo, porque estão se confrontando. É importante verificar o que vinha acontecendo antes do conflito, pois geralmente um conflito quando eclode é resultado de algo que já vinha se arrastando. 


3º. Não tome nenhuma decisão e nem expresse nenhuma palavra quando os ânimos estiverem exaltados.Escolha o momento mais propício para o diálogo amistoso. Uma ferida inflamada precisa ser exposta para ser bem curada. Agora é sempre bom pensar que o seu cônjuge, via de regra, não está querendo o seu mal, talvez esteja errado nas suas convicções, nada, além disso. 


4º. Escutar o outro. As duas partes devem ter a paciência de ouvir tudo o que o outro tem a dizer sem interromper, sem gritarias, ou descontroles.
 

5º. Resolver racionalmente de modo que não haja um vencido e um vencedor, mas que a união continue sendo possível. É sempre bom que ambos diminuam seus níveis de exigência, isso aumenta a chance de cura. Também quando for o caso, ceder pode ser uma estratégia boa, só não pode gerar outros conflitos posteriores motivados por auto-piedade, ou mesmo sufocamento daquela que sempre é a parte que cede. Uma boa estratégia é seguir os conselhos bíblicos, entre os quais destaco: 

“Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos. “Pv 25:15
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” Provérbios 15:1
O amor... ”Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
“1 Coríntios 13. 


6º. Não tentar resolver seus conflitos sem antes colocá-los diante de Deus em oração. Considere o que Salomão ensina: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento (Pv 3.5). Não pense de forma irredutível que você tem sempre razão, não, considere sempre a possibilidade de não estar certa nos seus pensamentos. Acredite que Deus pode resolver o conflito de vocês. 


7º. Procure transformar o conflito em problema, pois nele, os dois se juntam para resolver uma questão adversa, e no conflito eles se levantam não contra um inimigo comum, mas um contra o outro. Lembre-se disso, teu cônjuge não é teu inimigo, teu inimigo é o diabo.


 Presbítero Willian Senhorinho - Ministração para casais



Nenhum comentário:

Postar um comentário