Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BUSCANDO A DIREÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DE DEUS


JUÍZES 6:34-40; 7:9-14
INTRODUÇÃO:
Depois da morte de José o povo passou por mais de três séculos nos quais “não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto”(Jz 17:6; 21:25). Durante este período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: 1- O povo obedecia a Deus por algum tempo e; 2- depois, afastava-se Dele. 3- Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um povo inimigo o oprimisse. 4- Quando o povo se arrependia e pedia libertação; 5- Deus levantava juízes para livrá-los das mãos dos inimigos. 6- O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando de novo o ciclo.
Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele podemos aproveitar algumas lições valiosas.

GIDEÃO TINHA ALGUMAS COISAS QUE MARCAVAM SUA VIDA:
a.       A favorável Presença de Deus;
b.       A chamada de Deus para realizar sua obra;
c.       Disposição para obedecer a Vontade de Deus, começando por sua casa...
OBS: no entanto, busca confirmações de Deus para realizar tal feito (obra); e Deus que é misericordioso e tinha propósitos, confirma sua missão o encorajando e surpreendendo cada vez mais com resultados miraculosos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NÃO DESÇAS AO EGITO


Gn 12:04 e Gn 26: 1-4

INTRODUÇÃO:
Diante das adversidades que com certeza virão em nossa caminhada, não devemos descer ao Egito.
ENTENDEMOS QUE:
a). Abraão ao descer p/ o Egito era consciente de que estaria expondo-se há um grande perigo (vrs 12);
b). Abraão ao descer p/ o Egito talvez poderia nunca mais voltar a estar na direção de Deus, pois mesmo fora da direção divina (estando em lugar q/ deus ñ queria ele prosperou), isto tinha uma grande probabilidade se enchesse o seu coração(vrs 16);
c). Ao descer p/ o Egito poderia manchar a reputação de sua esposa, se esta tivesse sido abusada sexualmente (vrs 15);
d). Abraão ao descer p/ Egito deixou alguns princípios :
- um deles foi a verdade (usando de mentira) vrs 13;
- outro foi da obediência;(saiu da rota de Deus) depois disso voltou para Neguebe, 13:1
- outro foi o de confiar inteiramente na providência divina;

sábado, 20 de outubro de 2012

PORQUE AS PESSOAS VIVEM MAL NO RELACIONAMENTO?


Outro dia destes, estive conversando com uma pessoa e a ouvi bastante. Ele reclamou o quanto estava decepcionado com o casamento; que por sua vez, já não era o primeiro; mas o segundo. Ele fez diversos tipos de reclamação, como: minha esposa não se preocupa com os afazeres diários de toda mulher, faz a comida de qualquer jeito, deixa a casa desarrumada, não me da atenção nem aos fins de semana, esta sempre na casa das amigas, não atende minhas necessidades sexuais e etc. De início pensei: poxa vida; esta pessoa não consegue ter sorte no casamento. Mas com isso comecei a pensar: por que muitas pessoas vivem desta maneira? Por que alguns casais vivem mal na relação conjugal? Por que muitos não se sentem realizados com a vida conjugal?
Quando vemos a história do estabelecimento da família feita por Deus; Ele disse: não é bom que o homem fique só; far-lhe-ei uma adjutora que seja idônea. Nisto entendemos que Homem e mulher foram criados para se completarem; que a faze de vida adulta torna-se melhor quando encontramos uma pessoa para nos completar; pois este foi o propósito de Deus ao estabelecer a família.

Ao falar de casamento precisamos entender que:
- o casamento é indissolúvel. (Mc 10:09) dinâmica das duas folhas de papel
- Deus precisa estar presente na família. (Salmo 127)
- Deus sendo o arquiteto da família; deixou o projeto pela qual a família tem que ser edificada, a Bíblia Sagrada. Se este projeto não for seguido à risca; pode desmoronar de repente ou ficar em condições de risco (rachaduras, torturas–sinal de perigo).
- duas coisas que também são importantes no casamento: amor e compromisso. (compromisso com a aliança feita diante de Deus e dos homens, com a pessoa amada).

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TENTAÇÕES; VOCÊ PODE VENCÊ-LAS!!!


                Texto Básico: Mateus 4:1-11
Introdução:
Porque Jesus foi tentado?
R: para iniciar seu ministério com um forte golpe contra satanás; cujas obras viera destruir. (1Jo3:8)
OBS: a tentação de Jesus foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade do Pai.
ALGUNS VERSÍCULOS QUE MENCIONAM A TENTAÇÃO:
  • Mt 26:41- Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, na verdade o espírito esta pronto ...
  • Tg 1:2- meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações.
  • 1Ts 3:5- Portanto não podendo eu também esperar mais,mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse ser inútil.
SIG. TENTAÇÃO: é o sentimento que alguém tem quando é levado a desejar e tomar uma atitude que contraria seus valores e crenças.
ATRAÇÕES QUE CONDUZEM A TENTAÇÃO:
  • pelos campos férteis. Gn 13:10,11,13 (Ló)
  • pela prata e ouro. Jz 7:21(Aça) , 1Tm 6:9 e10
  • pelo fruto proibido. Gn 3:6 (Adão e Eva)
  • pelas mulheres. 1Rs 11:1,4 (Salomão); 2Sm11:2 (Davi)
  • pela recompensa. 2Rs 5 (Geasi)
OBS: 1º.) á princípio, a tentação provém dos desejos e inclinações do nosso coração. Tiago 1:5- mas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ATÉ ONDE VAI TUA FÉ?



Gn 22:1-19
INTRODUÇÃO: Abraão tornou-se o maior exemplo de fé, a despeito dos deslizes anteriores em sua caminhada espiritual, no seu andar com Deus, pela fé. Houve altos e baixos em sua experiência de fé, mas a sua obediência a Deus foi o ponto forte em toda a sua vida.

 NA HISTÓRIA DE ABRAÃO, VEMOS TRÊS GRANDES TESTES DA SUA FÉ: 
(1) a chamada divina para separar-se dos seus parentes e da sua pátria (12.1) e para sair, sem saber para onde ia (11.8); 
(2) a exigência de confiar em Deus para o cumprimento da promessa do concerto, sem ocorrer tal cumprimento por vinte e cinco anos (12.1-3; 15.6,8; 18.9-14; Hb 11.8-13); 
(3) a ordem de sacrificar a Isaque, o filho prometido por Deus (cap. 22). Como aconteceu a Abraão, será testada a fé verdadeira de todo crente.

22.2 TOMA AGORA O TEU FILHO. Deus ordenara a Abraão sacrificar a seu próprio filho, Isaque. 
(1) O ponto principal aqui, concerne a dois lados do caso que ilustram critérios adotados por Deus ao lidar com todo crente:
 - O amor de Abraão por Deus era maior do que seu amor por outras pessoas, inclusive seu filho amado?
 - A esperança e a expectativa que Abraão tinha no cumprimento da promessa ainda se firmavam em Deus, ou ele passara agora a confiar noutra coisa, i.e., em Isaque? 
(2) Por meio dessa prova, Deus forçou Abraão a encarar essas perguntas e demonstrar se realmente temia e amava a Deus de todo o seu coração (v. 12). 
(3) Deus não queria realmente a morte física de Isaque (vv. 12,13), pois posteriormente Ele condenou o sacrifício humano como pecado hediondo
 (Lv 20.1-5). Deus queria mesmo era testar a dedicação de Abraão.

I. O DESAFIO DA FÉ
1. A prova suprema de Abraão (1 Co 10.13).

RESTAURAÇÃO FAMILIAR


Deus deseja sarar as famílias! Penso que esta é uma das mais belas expressões da reconciliação. Em sua carta aos coríntios, o apóstolo Paulo falou sobre reconciliação familiar:

“Ora, aos casados, ordeno não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido), e que o marido não se aparte de sua mulher”. - I Coríntios 7:10,11

Deus não se agrada do divórcio. Na verdade, a Bíblia diz em Malaquias 2:16 que Ele detesta o divórcio. Embora, haja situações em que o divórcio seja inevitável, as Escrituras nos mostram que a atitude do cônjuge cristão não é a de aproveitar para sair correndo reconstruir a vida com outra pessoa, mas manter-se aberto à reconciliação.
Um milagre que o Senhor deseja operar na vida de pessoas que tiveram seu relacionamento destruído é este! Não é algo automático, da noite para o dia, envolve muitos concertos e acertos, mas é algo glorioso. Por muitos anos tenho sido uma testemunha ocular de inúmeros lares e famílias que foram restauradas pelo poder de Deus e mediante sua Palavra. O Senhor declarou que usaria a vida de pessoas para promover este tipo de ministério. Referindo-se ao ministério de João Batista, que foi comparado ao profeta Elias pelo tipo de seu ministério, Deus disse:

“Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição”. - Malaquias 4:6

Deus deseja converter corações que estão endurecidos e distanciados pela mágoa e ressentimento. O Senhor deseja sarar relacionamentos familiares. A Bíblia nos mostra isto em vários exemplos bíblicos de reconciliação familiar.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CASAMENTO A PROVA DE DIVÓRCIO


 Talvez o problema que os casais mais experimentam no casamento tenha sua origem no egoísmo natural exibido por toda humanidade. Durante o processo de namoro e noivado boa parte da energia é gasta na tentativa de atrair, agradar e conquistar o parceiro, mas, infelizmente, uma vez consumado o casamento, inicia-se um processo de degeneração. Durante o noivado dedicamos muita energia em agradar um ao outro, contudo, uma vez casados, nosso egoísmo entra em cena e depois de algum tempo resulta em um relacionamento no qual tanto o esposo quanto a esposa concentram suas energias em como conseguir mais para si mesmo, ao invés de empenhar-se em dar no relacionamento através da tentativa plena em ajudar ou agradar um ao outro. Nos piores casos isso pode conduzir ao fracasso do casamento levando ao divórcio.
Assim, aqui está o problema, mas qual é a solução? Como podemos ter casamentos melhores, felizes e a prova de divórcios? 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DOZE RAZÕES CONVINCENTES PARA A FAMÍLIA TER UM CULTO DOMÉSTICO


1.         Ele une a família e acalma o lar;
2.       Ele desenvolve as características cristãs e alivia as tensões e desentendimentos que algumas vezes ameaçam a união do lar;
3.       Ele ajuda nossos filhos a tornarem-se cristãos e desenvolverem ideais que os guiem num viver cristão vital;
4.       Ele produz recursos espirituais para as tarefas diárias, e nos ajuda a desenvolver nossa dependência de Deus;
5.       Ele nos fortalece diante de adversidades e decepções, e nos capacita a confiar irrestritamente em Cristo em todas as circunstâncias da vida;
6.       Ele nos faz conscientes, durante o dia, da presença constante do nosso Salvador e amigo;
7.       Ele serve de testemunho cristão para quem nos visita;
8.       Ele nos sustenta os ensinos cristãos da escola dominical e dos ministérios da igreja;
9.       Ele proporciona à família cristã a oportunidade de orar pelas famílias não cristãs e aviva seu interesse por elas;
10.     Ele nos ajuda a colocar os valores espirituais em seus devidos lugares, e poupa-nos de preocupações desnecessárias com as coisas passageiras da vida;
11.       Ele nos encoraja a por o cristianismo em prática em nossos lares;
12.     Ele honra a Deus e nos dá uma excelente oportunidade de lhe expressar nossa gratidão pelas abundantes misericórdias e bênçãos de cada dia.
Pastor Abimael Barbosa



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PAIS, CUIDADO COM AS PREFERÊNCIAS


Gn.32:26-30 “Então o homem disse: Deixa-me ir pois já rompeu o dia. Porém Jacó respondeu; Não te deixarei ir, se não me abençoares. Perguntou-lhe o homem. Qual é o teu nome? E Jacó respondeu: Jacó. Então o homem disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus, e com os homens, e prevaleceste. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te o teu nome. Mas o homem respondeu: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. Jacó chamou aquele lugar Peniel. Pois disse. Vi a Deus face a face e a minha vida foi poupada”.
Jacó e Esaú a muito não se viam, porque Jacó recebera a benção da primogenitura no lugar de Esaú, enganando o seu pai, que era avançado em idade e de pouca visão, se fazendo passar por seu irmão Esaú. De fato esta briga começou quando seus pais começaram a ter preferências pessoais, pois cada qual tinha o seu filho preferido. O filho do coração. Veja o que está escrito em Gn.25:28 – “Isaque , que tinha gosto pela caça, amava a Esaú, mas Rebeca amava a Jacó”. Embora gêmeos Esaú e Jacó eram fisicamente diferentes e Esaú por ser o primogênito tinha o seu direito garantido por lei, porém insensatamente trocou este direito da primogenitura por um guisado de lentilhas que o irmão prepara. Foi o suficiente para não receber os créditos da benção paterna que viria mais tarde. Bom a história nos mostra que Jacó foi super abençoado pelo pai já velho e que mal enxergava, enquanto que Esaú reteve as menores bênçãos. Deste fato resultou a briga entre ambos e fez com que Esaú odiasse a seu irmão a ponto de querer matá-lo. Jacó passou os seus dias longe dos olhos de seu irmão Esaú em terras de parentes. E agora depois de anos a possibilidade do reencontro e de fazerem as pazes, seria algo mais real do que nunca. Deus havia preparado Jacó nas terras para a qual havia ido e foi justamente depois de alguns anos distante, que este toma a iniciativa de encaminhar presentes e coloca a sua família na frente para o encontro de seu irmão. Jacó teve uma de suas experiências com Deus mais fantásticas que a Bíblia apresenta.
A Bíblia nos diz no verso 24 do capítulo 32 que: “Jacó ficou só e lutou com ele um homem até o romper do dia” quando o homem viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa e a deslocou. O homem queria ir, porém Jacó lhe disse, que não poderia deixá-lo até receber a sua benção. A seguir este muda o nome de Jacó para Israel e aquele lugar passa a se chamar Peniel. Queridos internautas. Depois deste relato bíblico que aconteceu a séculos atrás eu gostaria de chamar-lhe a atenção para algumas lições que por certo vão ajudá-lo(a) em sua caminhada cristã em família.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CIÚME DO IRMÃO MAIS NOVO PODE SER AMENIZADO


Pais devem preparar criança para a chegada do novo membro na família

Um dia a atenção está toda voltada para ele e, após a chegada do caçula, o irmão mais velho perde o trono de filho único. Aí não tem jeito, o ciúme pode bater na porta da sua casa. Vamos bater um papo por aqui e aprender a lidar com essa novidade. Com o nascimento do irmão caçula, sentir um pouquinho de ciúmes é inevitável. Eu mesma passei por essa situação, pois meu irmão nasceu quando eu tinha três anos. Uma idade difícil na vida da criança para que ela compreenda a mudança na família. Nessa fase ela se relaciona com o exterior ainda através dos pais e, sendo assim, precisa de uma boa demanda de tempo e atenção.Para ajudar a criança a entender essa nova fase da família é preciso muita atenção e uma dose extra de paciência. Há casos em que o irmão mais velho pede para mamar no peito novamente, depois da chegada do caçula. Se já tirou a fralda, começa a ter alguns "escapes" noturnos. Essa regressão faz parte e é uma forma de chamar atenção. O essencial é sempre mostrar para a criança que ela é e continua importante para você. 

domingo, 2 de setembro de 2012

É ERRADO UMA ESPOSA TRABALHAR FORA DE CASA?


A questão de esposas trabalhando fora de casa é uma que ela e seu marido devem chegar a um entendimento a partir de uma perspectiva bíblica, e então permitir que o Espírito Santo oriente em sua situação específica.  Tito 2:4-5 ensina que as mulheres devem ser prudentes (isto é, conhecer suas prioridades). Quais são as prioridades que uma mulher casada deveria adotar? Sua primeira deveria ser satisfazer as necessidades de sua família. O versículo 4 diz que as esposas devem amar seus maridos e filhos.
Para serem “amantes do esposo” e “amantes dos filhos” (como lemos literalmente no grego), o versículo 5 diz que as mulheres deveriam ser “boas donas de casa”. Essa frase é uma palavra no grego  (oikourgos) e significa “trabalhadores do lar” ou “trabalhadores no lar”. 1 Timóteo 5:14 enfatiza o mesmo ponto dizendo que as esposas devem “governar a casa”. Essa frase no grego  oikodespoteo significa “guardar a casa”. A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes.
A segunda prioridade da esposa é encontrada em 1 Timóteo 2:15, que ensina que ela encontrará grande utilidade dando à luz filhos. A palavra grega para dar à luz filhos teknogonia significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los. Esse versículo ensina também que infundir valores nos filhos é parte do papel de uma mãe. (Deuteronômio 6:6-7, Provérbios 1:86 e 6:20 nos dizem que deveria ser ensinado aos filhos os princípios da Escritura (começando com a verdade do evangelho). As mães desempenham uma parte crucial nesse processo.
Uma terceira prioridade de uma esposa é encontrada na descrição da mulher diligente encontrada em Provérbios 31:10-21.8 O versículo 21 diz que ela está envolvida no cuidado para com as necessidades do pobre e desprivilegiado. Como uma crente, uma esposa cristã tem o privilégio e responsabilidade de servir aos outros. Uma área primária na qual esse trabalho se realiza é na igreja, à medida que ela emprega seus dons dentro do corpo de Cristo.
Uma esposa que satisfaz essas três prioridades provavelmente será uma pessoa muito ocupada. Se ela ainda tiver tempo sobrando, então estará livre para buscar atividades empreendedoras e criativas fora do lar. Sem dúvida, as mulheres que são mais livres para fazer isso são as solteiras e as casadas, mas ainda sem filhos. Mas mesmos essas mulheres deveriam se assegurar que estão cumprindo suas responsabilidades no lar antes de saíram para o local de trabalho.

John MacArthur, Jr.
Fonte: amofamilia

domingo, 22 de julho de 2012

NUNCA DEIXES DE FOCAR EM JESUS!


 Hoje é domingo; e Deus tem tocado em meu coração para postar esta mensagem para sua meditação. Estava lembrando-me de uma época, logo no início que fui consagrado ao ministério, em que fiquei muito decepcionado com algumas coisas que estava vendo na igreja, alguns comportamentos de pessoas que tinham de ser o exemplo, mas que estavam deixando a desejar em seus testemunhos. Confesso que de início pensei até em desistir da caminhada por isso; mas o Espírito Santo é Maravilhoso; e ministrou esta mensagem em meu coração, foi aí que aprendi e pude adquirir um pouco mais de maturidade em relação a estas coisas. Esta é uma mensagem que já ministrei em alguns lugares por onde Deus tem me enviado; pois sei que existem muitos passando pela mesma situação que passei; e tenho certeza que o mesmo Espirito Santo não quer que você pare em sua caminhada.
  
NUNCA DEIXES DE FOCAR EM JESUS!
Hb 12:1
 INTRODUÇÃO:
1-       A carta aos hebreus foi escrita aos irmãos em Roma, nos quais alguns irmãos estavam a ponto de abandonar a fé em Cristo devido a muita perseguição e esmorecimento. O escritor anima seus leitores (1) a manterem sua confissão de Cristo até o fim, (2) a prosseguirem para a maturidade espiritual e, (3) não volverem ao estado de condenação caso abandonem sua fé em Cristo.
2-      Ao lermos Hebreus 12:1 entendemos que:
a-      temos uma carreira proposta. (temos que ter resistência para chegarmos ao final...)
b-      precisamos ter paciência.
c-      precisamos correr (avançar, prosseguir, ir à frente).
d-      deixar todo embaraço.(1Tm 2:4)

OBS: Em todas as épocas do povo de Deus, existiram e vão existir maus exemplos; pessoas que não levam a sério a palavra de Deus,

quinta-feira, 19 de julho de 2012

QUANDO O AMOR ESTIVER POR UM FIO




 O grande desafio na vida de muitos casais é justamente até que ponto conseguirão no decorrer dos anos quebrarem as rotinas, ou seja, os altos e baixos que interferem nos relacionamentos. Para a maioria das pessoas trocar o cônjuge por outro, parece ser a melhor opção uma vez que as possibilidades de se entenderem tornam-se remotas e escassas. O fato é, que trocar de mulher ou de marido, nunca foi e nunca será uma boa opção, visto que com o tempo os mesmos ou outros problemas maiores, darão margens para desentendimentos.
O que fazer então quando o amor estiver dando sinais de esfriamento, colocando em risco a união e o amor do casal?

 ENFRENTAR OS PROBLEMAS, DE FRENTE, SEM RODEIOS
Eu particularmente não conheço nenhum casal que não tivesse problemas de relacionamentos. Fatalmente os desentendimentos afetarão mais dias ou menos dias a vida do casal em proporções menores ou maiores dependendo da situação. Fugir do problema ou deixar sempre para depois, como que ignorando o mesmo, pode aumentar o sentimento de impossibilidade de solução. Por isso enfrentar de frente, olho no olho e necessário. Conversar sobre os motivos que os levaram ao desgaste emocional parece ser por demais evidente e apropriado para cada tipo de conflito.

terça-feira, 17 de julho de 2012

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

Muitos maridos dizem: "Faço tudo por minha esposa, e ela continua insatisfeita". Geralmente tais maridos fazem "tudo”, menos o "essencial". Suponhamos que a esposa esteja com sede, e o marido lhe ofereça um copo do melhor vinho importado, ela se sentirá saciada? E se ele oferecer-lhe uma taça da melhor champanhe do mundo, isso poderá matar-lhe a sede? Claro que não. 0 vinho e a champanhe podem ser o melhor que o marido quer oferecer-lhe, mas o "essencial" para ela é água. Muitos maridos proporcionam à esposa o que existe de melhor, mas não lhe dão o que ela realmente quer receber. Dessa forma expressam seu amor, mas numa linguagem que ela não entende. O mesmo pode ser dito também sobre as esposas. Todas as pessoas têm necessidades e expectativas que devem ser supridas no casamento. Essas necessidades e expectativas variam de uma pessoa para outra. Por isso, precisamos descobrir e satisfazer as necessidades e as expectativas de nosso cônjuge. Só assim comunicar-lhe-emos corretamente o nosso amor.

1. Palavras de Afirmação
Algumas pessoas só se sentem amadas quando são alvo de palavras de afirmação. A mais profunda necessidade dessas pessoas é ser apreciadas. Por isso, elas precisam de elogios, de palavras de apreciação ou...