Sejam bem-vindos! Nosso propósito é que Deus fortaleça sua família através destas mensagens. Agradecemos sua visita, volte sempre!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LUTE COMO VALENTE EM FAVOR DE SUA FAMÍLIA!


2Sm 23:11 e 12

Em março do ano passado, eu minha e esposa, estivemos em um encontro de casais na Assembléia de Deus em Belo Horizonte; na oportunidade o palestrante (que era o Pastor Josué Gonçalves) começou uma de suas palestras dizendo assim:
“Se um homem perder todos os seus bens;
Ele não perdeu nada.
Se este mesmo homem perder a sua saúde;
Ele perdeu alguma coisa.
Porém, se este mesmo homem perder a família;
Ele perdeu um presente de Deus!”

A família é um presente de Deus para nós. Precisamos zelar por ela; precisamos estar dispostos a enfrentar qualquer desafio em prol de nossa família, independente de qualquer circunstância devemos estar motivados lutar em seu favor. Mas, a cada dia que se passa, nos deparamos com pessoas dizendo ter desistido; alegam estar lutando há muitos anos sem ver resultados satisfatórios, pessoas que perderam as esperanças e estão prestes a abandonar o barco. Se você se encontra nesta situação, gostaria de chamá-lo a meditar nesta passagem que está no segundo livro de Samuel cap. 23 e versículos 11 e 12:

E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento.

            Este personagem chamado Samá, foi um dos valentes de Davi, habitante de Leí, possuía um campo de lentilhas (planta leguminosa que produz em suas vagens curtas, uma ou duas sementes em forma de disco, usada como alimento); que, acredito, representava muito pra ele, pois para tê-lo, exigiu-se um esforço de meses, um investimento, dias e mais dias de cuidado, preparando a terra, semeando, regando, tirando as pragas...; e de repente surgem os filisteus querendo destruir tudo naquele lugar; querendo também apoderar-se do campo de lentilhas de Samá, e todos correram desesperadamente, não se importando com nada que ficara para trás. Mas Samá fez diferente, resolveu ficar e defender seu campo de lentilhas. Muitos devem ter tentado desencorajá-lo; quem sabe a sua própria família? Vamos embora... Deixe isso por aí... Depois conseguiremos outro melhor...; Mas ele surpreende a todos, e mais uma vez mostra-nos porque foi contado entre os valentes do reinado de Davi; Pega sua espada e se coloca de pé no meio do campo de lentilhas e luta contra os inimigos. E Deus efetuou um grande livramento naquele dia. A valentia de Samá beneficiou toda a sua casa, creio que também tenha beneficiado os habitantes de Leí. Quando olhamos para este acontecimento ficamos admirados com o exemplo que foi deixado para nós: exemplo de coragem, de persistência, de determinação e de fé deste homem.
Quantos têm se esquecido disto e tem seguido o exemplo dos habitantes de Leí: correndo, acomodando-se e acovardando-se facilmente diante dos ataques do adversário, esquecendo-se das promessas de Deus e das experiências que um dia tiveram com Ele, e acabam não valorizando o bem mais precioso que um ser humano pode obter que é “a família”.
Nunca desista de sua família (esposa, esposo e filhos)!
Não abra mão da família que Deus lhe deu!
Seja um valente e lute em favor da mesma; batalhe em oração, jejue, esforça-te e tenha ânimo; Creia no poder de Deus! Sozinhos nós somos vulneráveis a derrota, mas com Deus somos mais do que vencedores. Ele tem poder para salvar os seus; para transformá-los, para curá-los... Para fazer de seu esposo um servo temente, de seu filho uma benção, de sua esposa uma mulher virtuosa. O que você não pode fazer é desistir e abaixar a cabeça. O escritor aos Hebreus cap. 10: 39, diz: nós, porém, não somos daqueles que desistem...


A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE É:
“Empunhe a espada na mão, ponha-se de pé e lute pelo seu campo de lentilhas”.


Presbítero Willian Senhorinho.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NÃO DEMORES A BUSCAR AJUDA EM TEMPOS DE CRISE!




João 11:1-4

Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

João 11:39 e 40

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

A passagem mencionada acima mostra-nos que o Poder de Deus é capaz de transformar qualquer situação na vida de uma pessoa. Vemos Lázaro, amigo de Jesus, que estava ha quatro dias morto, sendo ressuscitado. Suas irmãs haviam buscado o socorro do Mestre logo assim que ele ficara enfermo, porém Ele retarda um pouco sua ida e as escrituras relatam que aquela atitude era proposital, pois aquela enfermidade tinha a finalidade da manifestação da Glória de Deus (vrs.4).
Baseado neste texto gostaria de fazer algumas reflexões contigo em relação há alguns relacionamentos conjugais. Porque não buscamos ajuda quando os problemas começam a surgir? Porque a grande maioria das pessoas tende a esconder seus problemas, dificuldades, fracassos? Porque que muitos procuram ajuda somente quando a situação já está figuradamente como o estado de Lázaro: morto e cheirando mal?
 Claro que cremos que Deus pode reverter qualquer situação; porém existem coisas que nós podemos fazer (vrs. 39 Ele disse: tirai a pedra) e outras que somente Ele é capaz. O grande problema é que as pessoas deixam passar muito tempo para buscar ajuda. Muitos preferem ficar quietos em meio aos problemas e as crises conjugais. Quando buscam ajuda o relacionamento está bastante desgastado, porque não dizer morto, com feriadas quase que irreparáveis, mágoas, raízes de amargura, ressentimentos, desrespeito...
Porque não buscaram ajuda? Talvez por orgulho; até mesmo por vergonha; vergonha de declarar e expor uma situação que muitos não imaginariam que você estivesse passando, porque as posições que muitos ocupam diante da igreja, do local de serviço, da sociedade, às vezes nos forçam a camuflarmos as situações para que elas não sejam percebidas. Estas pessoas fazem como alguns que descobrem a enfermidade, mas preferem ficar quietos, não procuram um medicamento, um médico especialista; decidem sofrer sozinhos e aguardar a morte; outros entregam-se a uma fé que não condiz com o que as escrituras ensinam ( uma fé que não é inteligente, que não move nem palha; e como moverá montanhas?). Seu problema pode ser como um câncer, mas se for diagnosticado rapidamente, podem ser solúveis; agora, se não diagnosticado com o passar do tempo torna-se maligno, enraíza-se e espalha por todo corpo. E é aí que vem o grande problema. Quando o pastor ou líder fica sabendo do problema, já está espalhado o câncer; alguns com a Graça de Deus são sarados, outros porém, chegam a óbito.
            Deus tem me despertado para te dizer: busque ajuda em tempo oportuno; não deixe o tempo passar; não empurre com a barriga. Quanto mais rápido o remédio, menor o sofrimento     e mais rápido a cura!!!  Busque ajuda com o Pastor de sua igreja, com líderes auxiliares de seu pastor, com uma pessoa amiga de sua confiança, que seja servo de Deus e tenha vida de oração, que tenha um casamento sólido; mas, se o problema for de origem patológica que também podem afetar a vida conjugal, procure médicos especialistas no assunto.
Faço o possível, e deixe Deus fazer o impossível; pois a Vontade Dele é que tenhamos um relacionamento saudável e feliz!

Deus te abençoe!
Presbítero Willian Senhorinho.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

TRATAR BEM NOSSA FAMÍLIA, UM PROJETO PARA HOJE!


GEN 30:25-30

E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra. Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito. Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei. Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo. Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?”

Nesta passagem bíblica encontramos Jacó depois de trabalhar alguns anos para Labão  tomando uma decisão: PRECISO TRABALHAR  EM FAVOR  DE MINHA CASA. E é através de assunto que gostaria de lhe passar algumas coisas que Deus tem colocado em meu coração. Primeiramente precisamos fazer algumas reflexões:
- COMO TEMOS TRATADO NOSSA FAMÍLIA?
- TEMOS SIDO ZELOSOS COM A NOSSA FAMÍLIA?
- SERÁ QUE TEMOS PRIORIZADO NOSSA FAMÍLIA?

                Tenho dito em algumas palestras que para obtermos a felicidade e um bom relacionamento familiar uma coisa é imprescindível: a Presença de Deus; ou podemos dizer, Deus na minha vida como esposo; Deus presente na vida de minha esposa como mulher; Deus presente na vida de meu filho como filho...; Ser um bom obreiro, não significa ser um bom pai; ser uma mulher de oração, também não significa ser uma boa mãe. Muitos  investem no ministério, se envolvem fazendo o melhor  para suas igrejas e líderes, mas não são capazes de com o mesmo zelo investirem em atitudes que venham abençoar a vida familiar. Precisamos entender que os valores espirituais têm o seu lugar em nossas vidas, mas quando falamos de vida conjugal (ou familiar), os valores espirituais tem de ser somado a atitudes no relacionamento.  
Atitudes no relacionamento; isso é que faz a diferença! É por isso que vemos famílias, mesmo que não cristãs, porém felizes; onde o pai é presente, onde a mãe e companheira, onde os filhos são obedientes, onde o genro se relaciona bem com a sogra...; tudo isto como resultado de atitudes.

“ PROCURE TER ATITUDES QUE ABENÇOE SUA FAMÍLIA!!!”

Recebi um e-mail do Pastor Ismael Bernardino com uma história que mostrou-me a realidade de muitas famílias.
Leia esta história:

Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu:  "Desculpe-me, por favor; também não a vi."
Fomos muito educados um com o outro, nos despedimos e seguimos nossos caminhos.Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim. Ao me virar esbarrei nele e alguma coisa caiu, porém não atentei para o fato.  Imediatamente gritei com ele; ele se retirou  sem que eu notasse quão dura fui com ele..
Ao me deitar Deus me disse suavemente: "Você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho a quem você ama. Levantei e fui a  cozinha e lá  encontrei umas flores no chão, perto da porta.
Eram  as flores que ele apanhou e as trazia para mim: rosa, amarela e azul. Ele estava ansioso para me entregar a surpresa e eu  não vi as lágrimas que  chegaram aos seus olhos quando gritei com ele.
Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse: "Acorde querido! Acorde! " Estas são as flores que você trouxe  para mim?' Ele sorriu e disse:
"Eu as encontrei junto de uma árvore, e as apanhei  porque são bonitas como você, em especial a azul."
Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você. Ele respondeu:  "Está bem mamãe, te amo de todas as formas." "Eu também te amo e adorei as flores, especialmente a azul…. "
Entenda que se você morrer amanhã, em questão de dias a empresa onde você trabalha irá substituí-lo e um pouco mais de tempo e você não será mais lembrado. Porém, a família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida.  Pense neles, porque geralmente nos entregamos mais ao trabalho que à nossa  Família, damos muito fora de casa e pouco dentro dela, tratamos como nossa prioridade pessoas que deveriam ser tratadas como importantes, nada além disso, e tratamos como menos importantes, aqueles que deveriam ser uma prioridade. Será que não é uma inversão pouco inteligente?


TRATE BEM SUA ESPOSA!

Sabemos que as mulheres têm necessidades que precisam ser supridas, e que em relação aos seus sentimentos elas têm prioridades diferenciadas dos homens. Enquanto os homens priorizam o sexo como condição de que estão sendo bem sucedidos no relacionamento, elas pensam diferente. Segundo pesquisas feitas, veja em ordem o que elas esperam do esposo:
1º. Sentir-se amada, desejada e reconhecida
2º. A segurança de um lar
3º. Bom pai para os filhos
4º. Sexo

OBS: “REALIZADAS ALGUMAS PESQUIZAS E A CAMPEÃ DE RECLAMAÇÕES POR PARTE DAS ESPOSAS E QUE ELAS SÃO TRATADAS COM IGNORÂNCIA.”

“ SABER DO QUE SUA ESPOSA PRECISA NÃO SATISFAZ A NECESSIDADE DELA. VOCÊ PRECISA DESENVOLVER HÁBITOS QUE TRANSFORMEM ESSE SEU CONHECIMENTO EM AÇÃO. ASSIM, E APENAS ASSIM, ESSA NECESSIDADE SERÁ SUPRIDA. “

Quero dar-lhe algumas dicas de como tratar bem de sua esposa:
- Sejas atencioso quando ela quiser conversar;
 - Aprenda a verbalizar seu amor por ela;
- Faça elogios na presença de outros;
- Compartilhe seus projetos em relação à família;
- Faça dela sua prioridade;
- Envolva-se com coisas que são importantes para ela;
- Trate-a com respeito;
- Trate a família dela com respeito;
- Seja cumpridor de seus compromissos;
- Não esqueças de datas que são importantes para ela (aniversário, aniversário de casamento, dia dos namorados, dia das mães...);
- Ajude-a nos afazeres domésticos sempre que possível. (tire a sobrecarga dela);
- Demonstre para os filhos o quanto vocês se amam;...


TRATE BEM SEU FILHO!

Que benção são os filhos em uma casa; eles são presentes de Deus para o casal.
Tenho ficado alarmado de ver a grande quantidade de  filhos revoltados, rebeldes, violentos e que estão se extraviando por caminhos que muitas vezes não tem retorno; e a grande parte destes são filhos de pais cristão, e também são jovens que foram criados em um ambiente cristão. Porém como já disse: pais que foram grandes ganhadores de almas, conquistadores de bênçãos espirituais, mas nunca verbalizaram seu amor para o filho, nunca tiveram tempo para uma brincadeira, para um passeio, para uma conversa...; quantos destes pais hoje estão chorando por deixarem este tempo passar. Mas você, caro leitor, pode começar investir em seu filho a partir de hoje e mostrar para ele o quanto ele é importante para você, o quanto você o ama. Chame seu filho agora e dê-lhe um abraço, um beijo, mostre o quanto ele é  importante pra você; faça uma oração e agradeça a Deus pela vida dele e  verás como as coisas mudarão.
Leia esta história:

FAZER A DIFERENÇA
Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos  seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua  vida de mestra.  Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada  um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.  Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que  diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor  um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o  reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.  Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos  dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu  conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente.. Mas  que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem  homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de  uma semana. Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa  próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.  Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe  as outras duas fitas dizendo:  'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-  lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também  possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..'  Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe,  que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez  seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio  criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo  subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe  permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.'  Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: - Leve esta  outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. E  explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a  ele próprio.  No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho  de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: - A coisa mais  incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos  executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio  criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita  a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse  merecedora de igual reconhecimento.  Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu  escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho.  Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita  atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas  melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas  por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha  frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma  grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais  importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!  O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar,  convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: - Pai,  poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo. Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de  angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que  cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um  fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a  planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e  cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um  deles seu próprio filho. A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz sim, uma Grande Diferença'.  Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você,  sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo porque você é muito importante para mim. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que todos vocês soubessem disso.  Eis aqui a sua fita azul!



TRATE BEM SEU ESPOSO!

ILUSTRAÇÃO:  Buscando o conselho de um psicólogo, uma mulher lhe disse o quanto odiava seu marido e que queria divorciar-se dele. "Eu quero machucá-lo o mais que puder," disse ela. "Nesse caso," completou o psicólogo: "eu aconselho a inundá-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, então, ele pensar que você o ama desesperadamente, comece a ação de divórcio. “Esse é o melhor caminho para feri-lo.” Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psicólogo para contar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de você começar com a papelada do divórcio."
"Divórcio? Exclamou a mulher com indignação: "Jamais! Eu apaixonei-me por ele. "

Ao analisar esta ilustração chega-se a uma conclusão: quem era o problema deste relacionamento? Claro que era a esposa, pois quando ela mudou de atitudes, seu casamento foi mudado, seu esposo tornou-se  um outro homem!
Quem sabe seja isto que esta faltando em seu casamento? Começe a partir de hoje a mudar seu jeito de ser, mude o tratamento que tens dado a seu esposo.

COISAS QUE SÃO IMPORTANTES PARA O HOMEM:
- valorize as conquistas dele;
- encoraje-o nos momentos difíceis da vida;
- não exijas dele, o que ele não pode fazer (espere o momento certo);
- não o compare com outros homens;
- não use do tom de voz alta perto de terceiros ( nem sozinhos);
- não tente diminuir a autoridade dele como líder na frente dos outros;
- se for cristão, dê apoio em seu ministério ( esteja sempre a seu lado);...


CONCLUSÃO:
Todos estes exemplos que demos são somente o princípio de muitas atitudes abençoadoras que podemos praticar em nosso relacionamento conjugal e familiar. Muitas outras coisas boas surgirão em consequência à nossas atitudes; tenho certeza que quando tratarmos bem de nossa família nossos dias serão muito mais prazerosos. Que  você possa fazer como Jacó! Comece agora a trabalhar em prol de sua família. Pois ela é um presente de Deus para você!!!








segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EDIFICANDO UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA



2 Crônicas 32:1-8

Nestes dois anos que tenho me dedicado no ministério família, tenho observado o caminho em que muitas famílias têm trilhado. O adversário tem conseguido infiltrar-se em muitos lares trazendo grandes desgraças, destruindo relacionamentos, que até então eram maravilhosos, saudáveis e duradouros; transformando-os em relacionamentos frios, distantes, sofridos e etc.
Sempre me pergunto o porquê de tantas famílias sofridas e de tantos casais vivendo infelizes, maquinando o divórcio sem pensar nas consequências. E pude entender que tudo isto acontece porque muitas famílias estão desprotegidas, com brechas abertas, dando total liberdade para o adversário entrar e realizar suas obras, que o evangelho de João 10.10, menciona: “ele veio para roubar, matar e destruir”. E me conscientizei de que preciso proteger minha família, e que à semelhança de Neemias em Jerusalém, preciso começar a construir muros; muros de proteção, muros que mostrem que existe um proprietário que cuida, que se esforça para que o melhor esteja  em meu lar...
Meditando neste tema, recordei-me de determinada vez quando estive ministrando em minha igreja sobre posicionarmos como valente em favor de nossa família, baseado em 2Sm 23:11 e 12; mas, uma coisa é defender seu campo de lentilhas como um campo aberto, outra coisa seria defendê-lo em outras condições, com o campo cercado, ou murado. Creio que isto facilitaria nossa batalha e ao mesmo tempo nos daria mais condições de vitória.
Porque um arraial, uma cidade, um terreno é murado (cercado)? Logicamente para demonstrar para todos que o avistarem, ou até mesmo aqueles que o almejarem, que aquela propriedade pertence a alguém, que conseqüentemente zela por tal. Porque em cantares de Salomão 4:2 a igreja é simbolizada como um Jardim fechado? Entendemos que é para termos a idéia de que ela pertence à Ele; que é Ele quem zela por ela.
 Quando falamos em construir muros estamos falando em: demarcar um território pertencente a alguém; dificultar a ação ou ataque inimigo; proteger aquilo que nos pertence. Quando medito sobre este tema, falo sobre não deixar brechas para que o adversário entre em nossa família, lar, vida conjugal, em nossos filhos...; nem ele e nem terceiros, que são as causas de divórcios, que são as causas de filhos desencaminhados...


COMO EDIFICAR UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA?
  
1)       DEIXE DEUS SER O ENGENHEIRO, O ARQUITETO, O PROJETISTA:
Deixe Deus ser o Senhor de sua casa, de a primazia para Ele em tudo. Reconheça que você simplesmente é o um administrador de um bem que a ti foi confiado (no caso a família). Que Ele é quem tem de estar à frente desta empreitada (Sl 127);  MT 7:24-27 os dois alicerces
      “Coloque seu lar nas mãos de Deus; busque a vontade de Deus para seu lar, para sua família (Tg 4:13-15)”.

2)     ALICERÇANDO MEU RELACIONEMNTO NO AMOR:
Nenhum casamento permanece se não estiver fundamentado no amor. [interesse financeiro, paixão pela aparência, influência de amigos (ou de pais)] não são fundamentos firmes para um relacionamento duradouro; a paixão dura poucas semanas, mas o amor permanece.   1Cor 13.
Existem casais que não vivenciam o amor,...
OBS: “No início do relacionamento o amor leva a práticas surpreendentes; porém, depois são essas práticas que sustentam a permanência do amor”.
“ Jovens cuidado com o julgo desigual!!!”

3)     USE SEMPRE DA VERDADE NO SEU RELACIONAMENTO:
Isto criará um vínculo de confiança muito grande, evitará questionamentos desnecessários, evitará ciúmes doentios, evitará desconfiança; a verdade será um muro contra a dúvida que permeteia a mente de muitos casais. Agora, quando o casal usa de mentiras, e um dos dois descobre, é criado uma brecha para o adversário entrar.

4)     HONRE SEU CÔNJUGE, HONRE SEUS FILHOS:
Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher... 1Pd3:7
       Algumas maneiras para honrar sua mulher:
a- Aprenda a arte de colocá-la num pedestal. Conquiste o coração de sua esposa tratando-a com respeito, ternura e a mais alta estima.
b- Valorize suas realizações.
      c- Fale com ela respeitosamente. Sem cuidadosa atenção, a língua pode se tornar cáustica e acusadora.
      d- Honre sua mulher continuando as cortesias usuais.

5)     TENHA UM RELACIONAMENTO EMBASADO NO RESPEITO:
Respeito do esposo para com a esposa (vice e versa), respeito em relação aos filhos...
       “Às vezes tratamos pessoas estranhas com respeito e educação, porém esquecemos de tratar de igual modo os de nossa casa.”
    
6)     PROCURE SEMEAR BOAS SEMENTES NO SEU RELACIONAMENTO:
Se quisermos colher bons frutos em nossa família, precisamos semear boas sementes. Queres ser amado? Trate com amor; queres ser respeitado? Trate com respeito; queres carinho? Sejas carinhoso; queres atenção? Sejas atencioso,...
Gal 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
     II Coríntios 9:6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

7)     TENHAM JUNTOS MOMENTOS DE ORAÇÃO:
 Tudo que dissemos seriam como tijolos na construção; esse momento seria a massa o pedreiro.
a-      É necessário manter um tempo de oração individual a cada dia. Mas orar sozinho não é suficiente para um casal.
b-      Quando oramos juntos nosso poder na batalha espiritual aumenta exponencialmente (Lv26:8) “cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós”.


CONCLUSÃO:
a-      Procure sempre levantar muros mais altos que puderem: (2Crô 33:14) Manassés depois de um concerto com Deus levantou muros ainda mais altos...
b-      Nunca esqueças que a ausência de muros facilitará a penetração do adversário; seria o mesmo que entregar a vitória em suas mãos (tudo se torna vulnerável; suas riquezas, seu bens, seus patrimônios e etc.) Ez 38:11
c-       Somente no milênio não será necessário muros em volta de Jerusalém. Zc 2:5
d-      Enquanto isto fiquemos no vrs de 2Cr 32:7;

“ Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.”

domingo, 23 de outubro de 2011

ATITUDES DE QUEM VIVE FELIZ NO CASAMENTO

 ( parte 1)
Gn 26:8

"O grande desafio na vida do homem e da mulher não é casar, mas sim, o permanecer casado e feliz".


Como estão as coisas na sua casa? Você é feliz em seu casamento? Você se sente feliz quando esta em sua casa? Você se sente feliz com sua família?
Gostamos sempre de afirmar que Deus quando estabeleceu a família, a fez para viver feliz, para viver de uma maneira a se completarem, mesmo tendo suas diferenças, suas particularidades...


“NÃO EXISTE CASAMENTO TÃO RUIM QUE NÃO POSSA SER CONSERTADO; NÃO EXISTE CASAMENTO TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO.”

“Muitos casamentos que hoje navegam em mar de rosas já experimentaram grandes conflitos de temperamento”. (Tim LaHave)


A NECESSIDADE DE MUDANÇA
“Como ser feliz se não mudo minhas atitudes?”


“Para transformar o casamento que você tem no casamento que você quer, é necessário cultivar o amor.”


PRIMEIRA COISA A CONSCIENTIZARMOS:

“Precisamos fazer com que as pessoas que integram nossa família sintam-se amadas...”

Psicólogos concluíram que sentir-se amado é a princi­pal necessidade do ser humano. Por amor, subimos monta­nhas, atravessamos mares, cruzamos desertos e enfrentamos todo tipo de adversidade. Sem amor, montanhas tornam-se insuperáveis, mares intransponíveis, desertos insuportáveis e dificuldades avolumam-se pela vida afora.
Psicólogos infantis afirmam que toda criança possui ne­cessidades emocionais básicas que devem ser supridas para que se possa atingir uma estabilidade emocional. Entre elas, nenhuma é tão essencial quanto o amor, a afeição e a necessi­dade de alguém sentir que pertence a outro e é querido. Com um suprimento adequado de afeição, uma criança tornar-se-á um adulto responsável. Logo que ouvi a metáfora que cito a seguir, gostei mui­to dela: “Dentro de cada criança há um ‘tanque emocional’ esperando para ser cheio com o amor. Se ela se sentir amada, desenvolver-se-á normalmente; porém, se seu “tanque de amor” estiver vazio, ela apresentará muitas dificuldades. Diversos dos problemas de comportamento de uma criança provêm do fato de seu ‘tanque de amor’ estar vazio”.
Podemos ilustrar: um bom casamento é em parte como um bicho de estimação - ou você o alimenta direito todo dia ou coisas ruins acontecem. ''Hábitos diários ajudam a produzir relações sólidas'', diz a terapeuta de casais Tina Tessina. ''Se está interessada em fazer seu relacionamento funcionar, pequenos hábitos são uma ótima forma de chegar lá. Todo casamento tem o que eu chamo de reservatório, a energia emocional armazenada da relação. Por mais simples que sejam esses hábitos diários, eles ajudam a encher o reservatório. Quando o relacionamento estiver sob stress, vocês terão exatamente o que precisam para superar isso.
A seguir citaremos algumas atitudes que podem beneficiar seu relacionamento em família:

ATITUDE 1 - ESTAR JUNTOS
 “Estar juntos, tem a ver com qualidade de tempo.”

“Marido e esposa precisam passar mais tempo juntos para cultivar o amor.”
Duas pes­soas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focali­zar a atenção. Quando um pai está sentado no chão e brinca de bola com seu filho de dois anos, sua atenção está focaliza­da na criança e não na bola. Naquele momento, por mais bre­ve que seja, enquanto durar, eles estão juntos. Se, no entanto, o pai fala ao telefone enquanto chuta a bola para o filho, sua atenção está dividida. Há maridos e esposas achando que gas­tam o tempo juntos mas, na realidade, simplesmente vivem próximos. Estão na mesma casa, ao mesmo tempo, mas não estão juntos. Um marido que assiste a uma sessão de esportes na televisão enquanto conversa com a esposa não lhe concede “Qualidade de Tempo”, pois ela não recebe sua total atenção.
Dedicar “Qualidade de Tempo” não significa olhar nos olhos um do outro o tempo todo. Quer dizer fazer coisas jun­tos e conceder atenção total a quem está conosco. A ativida­de com a qual nos envolvemos é secundária. A importância é emocional e refere-se à atenção total que concedemos e re­cebemos.
Da mesma forma, marido e esposa que jogam tênis jun­tos, a verdadeira “Qualidade de Tempo” focaliza não o jogo em si, mas o fato de que fazem algo em companhia um do outro. O importante é o que ocorre a nível emocional. Inves­tir o tempo juntos em uma atividade em comum significa que nos importamos um com o outro, apreciamos estar pró­ximos e gostamos de fazer coisas em conjunto.




ATITUDE 2 - CONVERSAR UM COM O OUTRO

QUAL É O SEU NÍVEL DE COMUNICAÇÃO?


Nível quatro: – é uma comunicação superficial, do tipo que traz impressão de segurança. A pessoa usa as expressões como “bom dia”? “como vai você”? “gostou do jogo”? “será que vai chover hoje”? Permanecendo sempre atrás da sua máscara. Por incrível que pareça, há muitos relacionamentos, familiares em que os membros estão se comunicando apenas nesse nível.
“Certamente quando Deus criou o homem e a mulher para serem companheiros, concebeu uma idéia de profunda comunicação entre os dois e não uma conversa superficial.”


Nível três: – neste nível o casamento está satisfeito em simplesmente relatar fatos sobre os outros, reportar o que outras pessoas disseram. Não é feito nenhum comentário substancial sobre os fatos. O indivíduo não sai da casca para dar-se a conhecer sobre o que pensa ou sente. A comunicação é muito limitada. Não há possibilidade de sucesso em um casamento onde um não se abre com o outro.


Nível dois: – aqui, a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos. Este é o início de uma comunicação real. A pessoa está disposta a correr o risco de expor suas idéias e soluções próprias. Se você está se comunicando a este nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.


Nível um: – é uma comunicação total. A pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Está comunicação está baseada na honestidade e abertura completa. É difícil conseguir tal nível entre marido e mulher porque ambos correm o risco de serem rejeitados. É ameaçador compartilhar todo o seu íntimo com a esposa ou marido. Entretanto se você quiser um casamento realizado, isso é vital.

PESQUIZA FEITA:
Você sabia que pesquisas feitas sobre a preferência das mulheres, entre duas opções: relação sexual e uma boa conversa; a grande maioria disse preferir uma boa conversa (com atenção do esposo, compreensão, com o saber ouvir [pois muitos só sabem falar]), do que uma noite de sexo?

“O homem que reserva tempo para conversar com uma mulher terá acesso ao seu coração.”